Fusão de empresas nacionais no mercado de gestão de cadastros
A CH Master Data e a Astrein, especializadas em saneamento, padronização e governança de cadastros, uniram as suas operações para acelerar os processos da cadeia de suprimentos na América Latina. A operação envolveu troca de ações entre os acionistas das duas empresas, que a partir de agora passa a se chamar CH Master Data I Astrein.
Fundada em 1996 e sediada no Rio de Janeiro, a CH Master Data foi pioneira em tecnologia para a gestão de cadastro de materiais, serviços, fornecedores e classificação fiscal, conta com dezenas de clientes em vários segmentos de mercado e a única a oferecer uma plataforma colaborativa de informações para gestão de cadastro de dados mestres.
Com sede em São Paulo, a Astrein foi criada há mais de 40 anos, atua no desenvolvimento de software, treinamento e serviços na área de centrais de cadastro. A empresa possui software especialista MDM, que se aplica a empresas dos mais diversos segmentos, proporcionando unificação de cadastros de dados mestres, trazendo maior qualidade das informações e descrições técnicas, normalizando, enriquecendo e eliminando duplicidades de cadastros, perenizando as bases através da governança de cadastros.
Ao longo desse período, as soluções das empresas vêm permitindo aos clientes comprarem itens de maneira rápida e precisa, garantindo a padronização e compartilhamento de informações, eliminando compras erradas, devoluções e duplicidade de cadastros, reduzindo estoques e os custos no processo de compras em até 30%, o que gerou um potencial de economia ao longo destas últimas décadas em mais de R$ 10 bilhões para seus clientes.
Agora unidas, as empresas agregam a experiência de mais de 1.000 projetos realizados, com um portfólio de mais de 250 clientes ativos na América Latina, América do Norte, África e Europa, 240 colaboradores e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No total, são mais de 40 milhões de itens saneados e uma base de dados comunitária com 6,5 milhões de itens únicos e padronizados, além de 200 mil fornecedores de diferentes categorias.
Entre os clientes atendidos estão empresas como Cargill, Kraft Heinz, Danone, Ambev, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Natura, Boticário, Raízen, EMS, Sanofi, Comgas, Hapvida Notredame, Suzano, Klabin, Protege, Algar, GRU Airport, Unilever, Dexco, Bracell, Syngenta, Multiplan, Vicunha, Marisa, entre outros, e que apresentam uma taxa de retenção de clientes acima de 95% nestes mais de 30 anos de atuação.
Com a solução de comunidade da CH Master Data, os clientes compartilham informações técnicas e tem a mais eficiente plataforma de atualização de dados, pois participam de um processo colaborativo com Padrões de Descrições Únicos, utilizados por mais de 50 mil usuários.
“Estamos entusiasmados em unir forças com a Astrein. Com a fusão, estamos consolidando nossa liderança no segmento de gestão de cadastros (MDM) na América Latina com a maior base comunitária de cadastro de materiais, serviços e fornecedores do mercado. Além disso, estamos garantindo aos nossos clientes ainda mais investimentos em desenvolvimento de produtos e serviços”, afirma Tadeu Avellar, CEO da CH Master Data.
A estratégia de crescimento da companhia está baseada no fortalecimento das áreas de atendimento ao cliente, no reforço às áreas de vendas e marketing e no desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender o mercado. “Somos o mais completo fornecedor de cadastros para a cadeia de suprimentos para empresas de todos os portes e segmentos, um elo indispensável para otimizar o processo de compras e gestão de estoques”, diz Marcelo Ávila Fernandes, CEO da Astrein, acrescentando que a CH Master Data I Astrein espera atingir receita de R$ 80 milhões até 2027. “Vamos crescer 30% ao ano nos próximos três anos”.
“Teremos um grande ganho na complementaridade de experiências das equipes. Além disso, temos qualidades comuns no DNA dos colaboradores de ambas as empresas: inovação e colaboração. Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo novas soluções para atender às crescentes necessidades dos clientes como o primeiro Marketplace para a indústria “, destaca Avellar. “O mercado brasileiro é muito grande e tem muitas oportunidades a explorar. Porém, juntos, desenvolveremos um plano de crescimento internacional nos próximos anos”, adianta Fernandes.