Ganhos acima do esperado farão internet das coisas disparar até 2019, diz HPE
Segundo um novo estudo publicado pelo grupo Hewlett Packard Enterprise, a adoção da internet das coisas dará um salto nos próximos anos. De acordo com a pesquisa, 85% dos negócios pretendem adotar a IoT até 2019, guiados pela necessidade de inovação e de eficiência nos negócios.
Realizada com 3,1 mil tomadores de decisões das áreas de TI e negócios em 20 países, indica que os resultados positivos com a IoT estão superando as expectativas. Enquanto apenas 16% dos entrevistados projetaram grandes lucros, 32% dos reportaram crescimento logo após a adoção da nova onda tecnológica.
De forma semelhante, enquanto 29% dos executivos disseram esperar que suas estratégias para a internet das coisas resultassem em melhorias na eficiência, os resultados alcançados mostram que 46% já conseguiram ganhos de eficiência.
“Com os benefícios da IoT para os negócios superando as expectativas, não é surpresa que o mundo dos negócios siga para a adoção em massa da tecnologia até 2019”, diz o estudo realizado pela Aruba, do grupo HPE.
Ainda segundo a pesquisa:
• 72% das empresas adotaram dispositivos de IoT no ambiente de trabalho, sendo que20% reportaram a operação remota de iluminação e controle da temperatura de prédios como o uso principal.
• 78% afirmam que a adoção da IoT no ambiente de trabalho aprimorou a eficiência da equipe de TI e 75% apontam crescimento na lucratividade.
• 62% do setor industrial já adotaram IoT. Uso para monitorar e manter funções essenciais da indústria foi identificado como maior impacto.
• Na indústria, 83% apontaram o crescimento na eficiência dos negócios e 80% identificaram aumento na visibilidade em toda a organização.
• Terceiro setor mais avançado setor na adoção da IoT, cerca de 60% das empresas de saúde já implementaram equipamento de IoT em suas unidades. Nessa área, 42% apontam principal uso em monitoramento e manutenção.
• 49% dos varejistas usam IoT, mas 81% dos que já utilizam afirmaram ter aprimorado a experiência de usuário.
• Serviços de envio de ofertas personalizadas e de informações de produtos dentro das lojas aos consumidores surgem como a principal adoção da IoT nessa área, junto com monitoramento e manutenção. Quatro em cada dez varejistas colocaram vigilância entre os três principais usos da IoT.
• 42% dos municípios fazem uso de dispositivos e sensores de IoT.
• 49% dos departamentos de TI na área de governo lutam com tecnologias legadas; 70% dos usuários de IoT no setor público reportam corte de custos e melhoria na visibilidade organizacional como os maiores benefícios.