Gil Torquato, Abranet: Vivemos um momento histórico com a Inteligência Artificial
"O impacto da IA é tão forte como o foi a Internet comercial na década de 90”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Internet. Torquato também criticou a Anatel por mexer na norma 4. “É ilógico”.
O momento que o Brasil e o mundo estão vivendo com essa era da Inteligência Artificial é histórico e muito semelhante ao vivido na década de 90 com o início da Internet Comercial. “Ninguém pensa mais em ficar sem Internet. E muito breve, também será assim com a IA”, preconiza o presidente da Associação Brasileira da Internet, Gil Torquato.
Durante o 5º Congresso Brasileiro de Internet, realizado nesta quinta-feira, 22/5, em Brasília, Torquato afirmou que é preciso fazer uma regulação que desenvolva o país. “Precisamos ficar atentos às normas e às regras que vão ser criadas. Elas precisam estimular o setor e não estou falando apenas do ponto de vista financeiro. Mas para termos melhores processos e governança”, sinalizou.
.Indagado sobre o possível fim da Norma 4, como a Anatel quer em 2027, Gil Torquato falou que a Abranet vai debater o máximo possível. Ele diz que a entidade ficou surpresa com a decisão da agência reguladora, mas lembrou que a norma 4, criada em 1995, tem a sutileza de especificar o que é Internet e o que é Telecomunicações. “A norma 4 deu embasamento legal para se ter a internet próspera como se tem hoje. Não tem lógica mexer nela”. Assista a entrevista com o presidente da Abranet, Gil Torquato.