Mercado

Governança de dados: CIOs cuidam do balde. CDOs cuidam da água

Os CDOs (Chief Data Officer) estão cada vez mais em alta nas empresas. Eles são contratados para definir estratégias de dados e para gerenciar ativos de informação. Mas pesquisa da empresa de banco de dados Exasol, feita com 250 CDOs no Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, revela: há uma falta de alinhamento sobre qual deveria ser o papel do CDO, com 50% dos CDOs acreditando que as expectativas das organizações estão equivocadas, o que provoca uma saída prematura dos executivos dos cargos.

Metade dos CDOs pesquisados ​​pela Exasol sentiu que o valor de seu papel ainda não era reconhecido no mundo dos negócios, enquanto quase a mesma proporção disse que as expectativas das organizações para o papel de CDO são muito altas e “mal informadas”. Isso pode explicar por que as organizações lutam para preencher cargos vagos de CDO, disse Exasol – e para aquelas empresas que o fazem, geralmente é apenas um relacionamento passageiro, com os pesquisadores descobrindo que os CDOs têm o mandato mais baixo de todos os cargos C-suite.

De acordo com o 2020 Enterprise Data Management Council, apenas 8% dos CDOs têm um mandato de mais de três anos, fora do outlier do setor financeiro. A pesquisa da Exasol descobriu que 17% dos CDOs só permaneceram em suas funções anteriores por um a dois anos. O diretor de dados e análise da Exasol, Peter Jackson, admite a confusão. “Os requisitos exatos e as especificações de trabalho para a função de CDO variam de organização para organização, assim como suas áreas de foco e os problemas urgentes que enfrentam”, disse Jackson à ZDNet.

“A função de CDO causa tanta confusão porque é uma função relativamente nova e sua área de atuação é variada – de governança de dados a ciência de dados. Além disso, as decisões de contratação são frequentemente feitas por pessoas que não entendem totalmente os desafios enfrentados ou variedade de habilidades do CDO”, adiciona o especialista.

Os CDOs, em última análise, enfrentam o pior dessa confusão. Dos entrevistados, 23% relataram falta de apoio e recursos de sua organização. Outros 20% sentiram que o escopo da função não atendeu às expectativas. Da mesma forma, 18% dos CDOs disseram que sua função não estava claramente definida, aumentando a frustração e gerando conversas difíceis com a liderança da empresa, especialmente quando os colegas executivos não entendiam os problemas que eles precisavam resolver.


Embora os diretores de dados e os diretores de informação (CIO) mais estabelecidos trabalhem dentro de uma missão semelhante, Jackson disse que as duas funções não são mutuamente exclusivas. “Os dois papéis devem ser simbióticos”, disse ele. “O CIO cuida do balde, enquanto o CDO cuida da água. Eles ganham trabalhando juntos”, completa Jackson.

Botão Voltar ao topo