Governo do Rio vai integrar dados com os municípios para unificar serviços digitais
Em 30 dias, o Proderj, Centro de Tecnologia do Estado, lançará uma concorrência para a adesão dos municípios a um portal único de serviços com o compartilhamento de dados, revela o secretário de transformação digital, Mauro Farias.
O RJ Digital Municípios já se tornou uma realidade e é uma segunda fase da transformação digital do Governo do Rio de Janeiro, diz o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias. “Nós chegamos aos municípios porque, ao final, quem tem de ter acesso aos serviços digitais são os cidadãos”.
Em um prazo de 30 dias, conta o secretário de Transformação Digital, Mauro Farias, a Proderj, o Centro de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, vai lançar uma medida inovadora – como foi a licitação para ter uma política única para LGPD – com o lançamento de um portal único de serviços para os municípios integrados aos serviços do Estado.
“Eu faço questão de enfatizar que o grande diferencial dessa oferta é a integração de dados, indutora de todo o projeto. Nossa proposta é com o compartilhamento dos dados darmos melhores serviços ao cidadão. Ele vai ter um ponto de referência com serviços governamentais”, detalha Mauro Farias, em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, durante o Tech Gov Fórum Brasil, realizado pela Network Eventos, em Brasília.
Ciente que a jornada digital é feita em etapas, Mauro Farias diz que haverá uma combinação de serviços digitais e presenciais, o phigital. “Temos de entender que há municípios mais avançados e outros mais atrasados no uso da tecnologia. O presencial ajudará muito ao cidadão porque teremos um Poupatempo. Mas aqui, de novo, ressalto: com dados integrados, o que vai fazer toda a diferença”, relata. Assistam a entrevista com o secretário de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Mauro Farias.