Mercado

Governo vai leiloar 45 carros que sobraram em Ministérios após troca por aplicativo de transporte

Com a troca dos veículos próprios por contratos de transporte por despacho via aplicativo móvel, sobram carros sem uso na Esplanada dos Ministérios, em Brasília: 45 deles serão leiloados pela internet entre os dias 14 e 17 deste fevereiro de 2022. 

No caso, são variados modelos, de carros pequenos a micro-ônibus, fabricados entre 1994 e 2014, que em algum momento fizeram parte da frota dos ministérios da Educação, Desenvolvimento Regional, Cidadania, da Infraestrutura, além da Controladoria-Geral da União. 

O mais barato é um Corsa 96, por R$ 3,8 mil. O mais caro, um micro-ônibus Volare por R$ 35 mil. Mas o próprio edital (em PDF) alerta para a visitação, pois os estados de uso variam muito: são “considerados ociosos, antieconômicos, irrecuperáveis e sucatas”. 

O modelo Táxigov vem sendo implantado desde 2017, começando pela substituição dos carros dos ministérios em Brasília pelo serviço de chamadas por aplicativo para os deslocamentos de servidores públicos na capital. Aos poucos, o modelo se espalhou para órgãos federais em todo o país. 

Em 2021, a Central de Compras do Ministério da Economia concluiu a expansão desse modelo a todas as UFs, com exceção do Acre, onde não houve interessados. Para 2022, a previsão é aprimorar a plataforma online e começar a substituição dos contratos de exclusividade por esse transporte por despacho para um aplicativo agregador de ofertas de qualquer fornecedor, na expectativa de competição em cada despacho pelo app. 


Botão Voltar ao topo