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Mercado

Grupo Boticário já processou mais de 27 mil imagens com IA generativa

Solução, 100% na nuvem da AWS, está em uso há apenas três meses, e é voltada para descrever as imagens do catálogo para o consumidor.

Por Roberta Prescott*

O Grupo Boticário está usando, há cerca de três meses, inteligência artificial generativa para descrever as imagens do catálogo e facilitar para o leitor de tela consumir a informação em seu e-commerce. A ideia de usar a descrição no catálogo do e-commerce decorreu do uso de inteligência artificial generativa nas redes sociais, conforme contou Sidarta Oliveira, diretor de plataforma cloud no grupo O Boticário, em entrevista com jornalistas brasileiros durante o AWS re:Invent 2024.

A solução está no ar há três meses e processou 27 mil imagens. “Toda imagem que sobe com descrição está ainda passando por validação humana, porque a adoção é incipiente”, disse, mas a expectativa é evoluir com os lançamentos da Amazon automated reasoning que agrega funcionalidades para garantir a correta classificação.

Até então, não existia processo de descrição da imagem. O site do e-commerce exibia o nome do produto sem muitos detalhes. Com isso, a busca também foi aprimorada, dando muito mais opções aos clientes na hora de procurar os produtos que querem. Por exemplo: podem digitar “fragnância nome de vinho” e aparecem sugestões da linha Malbec (dá certo, eu testei!).

Mas “o objetivo principal é para pessoas que precisam do leitor”, assinalou Sidarta Oliveira. Isso significa tornar o e-commerce acessível para todos, com uma boa experiência e sem perda de informações, melhorando a experiência das pessoas com deficiência visual ao navegar nos sites do Grupo Boticário por meio da descrição com riqueza de detalhes de todos os produtos do catálogo.


A plataforma de e-commerce do Grupo Boticário — que possui 14 marcas e está presente em mais de 40 países com lojas, e-commerce, marketplace e milhares de revendedoras — roda na Amazon. Para auxiliar as equipes responsáveis pela ficha técnica dos produtos vendidos na plataforma de e-commerce, foi escolhido o Amazon Bedrock, com o modelo Claude 3 Sonnet da Anthropic.

A equipe do Grupo Boticário incluiu uma nova funcionalidade na tela de cadastro de produtos que permite ao operador clicar em um botão e gerar descrições específicas e ricas para cada imagem. A implementação utilizou da SDK AWS para fazer chamadas ao Amazon Bedrock enviando a imagem e um prompt requisitando a descrição. O retorno preenche o campo de descrição de imagem que é utilizado posteriormente no código HTML nos sites, que por sua vez serão utilizados por leitores de tela para ler a descrição.

Após isso, foi integrado na ferramenta de administração, um novo campo de descrição alternativa das imagens. O conteúdo será lido por leitores de tela, melhorando a experiência de pessoas com deficiência visual, pois de agora em diante, terão acesso a uma descrição textual das imagens.

Agora, o Grupo Boticário está analisando a adoção e olhando para inteligência artificial generativa com objetivo de ampliar uso de casos, mas, Sidarta Oliveira, ressaltou que ainda está se inteirando sobre este processos. “O maior desafio do processo exploratório é o uso responsável; temos cuidado se resposta está aderente e conforme a gente acredita. Também estamos entendendo os casos de uso onde tenham justificativas de negócio”, justificou.

Roberta Prescott viajou a Las Vegas para participar do AWS re:Invent 2024 a convite da AWS Brasil

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