HPE Aruba Networking amplia usos de switch de data center com serviços distribuídos
Novo modelo CX 10040 também pode ser usado em redes de empresas de médio porte e em outras configurações

A HPE Aruba Networking lançou mais um switch de data center com serviços distribuídos. Trata-se do CX 10040. Também conhecido como “switch inteligente”, o CX 10040 dobra a escala e o desempenho da solução anterior de rede e segurança. Ele faz parte da linha de switches de data center CX 10000, lançada em 2021.
O CX 10040 chega dando suporte ao crescimento da computação orientada por IA, enquanto mantém firewall integrado, criptografia em linha e telemetria de precisão para maior segurança, maior observabilidade e operação de servidor mais eficiente.
De acordo com Nogara, ainda que o CX 10040 seja utilizado como um switch convencional de alta performance, no Brasil também tem havido demanda por sua aplicação em redes de data center, na posição de ToR – Top-of-Rack, para proteção do tráfego, em especial o leste-oeste, workloads entre servidores.
“A chegada do CX 10040 é um exemplo de aplicação de aprendizados ao longo do tempo e de escutar os clientes à medida que o portfólio de produtos amadurece”, explica Antenor Nogara, country manager da HPE Aruba Networking.
O portfólio de redes cabeadas e Wi-Fi da HPE Aruba Networking também foi expandido. Quatro novos switches de rede de campus HPE Aruba Networking CX 6300 oferecem velocidades de dados mais rápidas para IoT empresarial, IA ou computação de alto desempenho com uma pegada mais compacta. Contam com protocolos de criptografia, temporização de precisão e reconhecimento e controle de aplicações (ARC).
Os switches também operam em um espaço menor para oferecer capacidade e desempenho máximos em ambientes exigentes. Eles aguentam a carga de APs Wi-Fi 7 e chegam a uma capacidade de 10 Gigabits por segundo.
Os novos APs Wi-FI 7 nos modelos HPE Aruba Networking 720 e 740, para ambientes internos, e o HPE Aruba Networking 760 para ambientes internos/externos apresentam um recurso exclusivo de networking slicing – priorização dinâmica de aplicações – para oferecer a prioridade de transmissão e o desempenho necessários para as necessidades de computação em tempo real de IA e aplicações fornecidas na nuvem.
Os APs aumentam o range de opções dentro do mesmo cliente para adequar a infraestrutura necessária à demanda de densidade de cada ambiente. No caso de um auditório, por exemplo, o modelo 740 poderia atender, enquanto o modelo 720 seria suficiente para um escritório.
A integração do HPE Morpheus VM Essentials com os switches HPE Aruba CX 10000 ajuda as organizações a unificar a orquestração de serviços de rede e segurança virtuais e físicos, como firewall distribuído e microssegmentação em hosts ESXi, KVM e bare metal, facilitando a migração para um modelo de virtualização aberto, sem a necessidade de forklift.