O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Mercado

Hughes e Yahsat se unem para fornecer serviços de banda Ka via satélite no Brasil

A Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), uma subsidiária da EchoStar Corporation (NASDAQ: SATS) e a Al Yah Satellite Communications Company (Yahsat), líder global em operação de satélites baseada nos Emirados Árabes Unidos, uma empresa do Mubadala Investment Company (Mubadala), anunciram nesta segunda-feira, 06/05, um acordo para criar uma joint venture para fornecer serviços de banda larga Ka via satélite no Brasil.

Essa nova joint venture combina a experiência da Hughes no fornecimento de redes e serviços satelitais no Brasil com o potencial e o forte posicionamento da Yahsat na região. A Hughes terá a maior participação na joint venture. Procurada pelo Convergência Digital, a Hughes, por meio da Assessoria de Imprensa, disse que, no momento, não tem porta-voz para falar sobre a transação.

A nova parceria vai unir Hughes do Brasil com a empresa de banda larga residencial da Yahsat, criando uma forte proposta de valor para atender à crescente demanda do mercado por uma ampla gama de serviços de banda larga, incluindo acesso à internet ao consumidor, redes corporativas, backhaul de celulares e soluções de hotspots de Wi-Fi comunitário.

A joint venture une a capacidade de banda Ka satelital de mais de 65 Gbps das empresas por meio dos satélites de alta transferência (HTS) Hughes 65 West, Hughes 63 West e Al-Yah 3, alcançando mais de 95% da população brasileira. Também inclui os três gateways de Hughes e Yahsat no Brasil. Além da presente capacidade combinada, a joint venture vai aumentar a capacidade do satélite de última geração JUPITER™ 3 Ultra High Density Satellite (UHDS), conhecido como EchoStar XXIV, previsto para ser lançado em 2021.

Em 2018, a Hughes e a Yahsat lançaram uma joint venture para fornecer serviços de banda larga via satélite no Oriente Médio, na África e no Sudeste Asiático.  A conclusão dessa transação está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios e outras condições habituais, de modo que a expectativa é que ocorra ainda neste ano.


Botão Voltar ao topo