InovaçãoMercado

IA 100% brasileira dá voz à comunidade e salva vidas em regiões carentes

O Brasil sabe fazer Inteligência Artificial e se destaca quando usa a tecnologia como aliada na construção da inteligência humana, afirma Lennon Medeiros, diretor da Visão Coop, uma startup nacional voltada às soluções baseadas na natureza e economia circular. Ele participou do 5º Congresso Brasileiro de Internet, realizado pela Abranet, em Brasília, no dia 22 de maio.

“A inteligência artificial é transformadora para comunidades com desafio social e em situações de vulnerabilidade climática por trazer oportunidade de reconhecer ciências que não seguem exatamente o caminho da Academia. A IA é uma grande aliada por dar voz à comunidade e permitir construir a inteligência humana”, reforça Medeiros.

Um bom exemplo é o da cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. de 2013 a 2023 sofreu com enchentes ininterruptas durante o verão. O uso da IA viabilizou uma trégua em 2023. “Nós só conseguimos isso porque nós ouvimos os moradores, nós ouvimos a inteligência do local para fazer o software de detecção. Em 2024, a Baixada Fluminense sofreu uma enchente terrível. Doze pessoas morreram. Queimados sofreu, mas os danos foram 90% menores do que os contabilizados em 2022. Sim, é possível fazer o bem da comunidade com o uso da tecnologia”, preconiza Lennon Medeiros.

O diretor da Visão Coop sai em defesa das startups nacionais voltadas ao clima e à economia circular. “Temos muita tecnologia brasileira. Mas temos de ser ouvidos. Temos de ter voz”, ressalta. Medeiros falou ainda sobre como a Cop30 está mobilizando o mercado nacional. Assista a entrevista.


Botão Voltar ao topo