IA generativa da AWS chega ao Brasil
A AWS anunciou nesta sexta-feira, 7 de junho, a disponibilidade do Amazon Bedrock na região South America (São Paulo), no Brasil. Totalmente gerenciado, o serviço oferece recursos poderosos para construir e escalar aplicações de inteligência artificial (IA) generativa e torna mais fácil para os clientes encontrar e acessar modelos fundacionais de alto desempenho para seu caso de uso específico.
O Amazon Bedrock foi lançado globalmente em regiões selecionadas em 2023 e chega agora ao Brasil, permitindo que clientes em todo o país, incluindo organizações do setor público e empresas de setores regulamentados, inovem com uma gama de opções para executar e armazenar suas aplicações de IA generativa.
“A IA generativa está pronta para ser a tecnologia mais transformadora do nosso tempo, e estamos reduzindo o ruído para torná-la fácil, prática e econômica para os clientes no Brasil”, afirma Cleber Morais, diretor-geral de Vendas da Amazon Web Services na América Latina. “A AWS está comprometida em ajudar os clientes a acelerar sua jornada com IA generativa, desde a experimentação até a produção, de maneira eficiente e segura. Nossos clientes valorizam a flexibilidade de escolha: alguns preferem construir do zero, enquanto outros optam por modelos adaptados para casos específicos”.
O Amazon Bedrock é um serviço totalmente gerenciado que oferece aos clientes uma seleção de modelos fundacionais (FMs) de alta performance e robustos recursos de personalização de modelos, desenvolvidos com segurança e privacidade de nível empresarial. Além disso, a AWS fornece aos clientes as ferramentas, os recursos e o treinamento necessários para promover a inovação responsável e segura em IA generativa.
“Estamos animados para ajudar os clientes a acelerar a inovação com IA generativa em todas as indústrias com o Amazon Bedrock. No setor de serviços financeiros, por exemplo, corretoras de investimento podem usar IA generativa para otimizar continuamente suas estratégias com base no desempenho da carteira em tempo real e nas condições de mercado. Já no setor de saúde, hospitais podem usar assistentes virtuais de atendimento para atenuar as limitações de recursos, empregando linguagem conversacional para responder dúvidas dos pacientes”, detalha Morais.
A implantação de cargas de trabalho de IA mais próximas dos usuários finais ajudará os clientes com necessidades de baixa latência, especialmente importante para aplicações de IA generativa. A baixa latência fornece processamento e tempos de resposta mais rápidos, essenciais para tarefas de Inteligência artificial, como geração de conteúdo em tempo real, experiências de usuário interativas e insights de conversação em tempo real. A partir de hoje, os clientes podem acessar a última geração de modelos que incluem Amazon Titan (Text Lite, Text Express, Multi-modal Embeddings, Titan Text Embeddings v2), Anthropic (Claude 3 Haiku, Claude 3 Sonnet), Llama (Llama 3 8B, Llama 3 70B) e Mistral (Mistral Large, Mistral 7B, Mistral 8x7B).