Mercado

IA será crucial para gestores de TI olharem além da economia de custos

Para seguir na transformação digital, as organizações, recomenda o Gartner, terão de ter em mente as regulamentações ambientais, sociais e de governança.

Para melhorar a posição financeira das organizações em tempos de turbulência econômica, os diretores e executivos de TI devem olhar além da economia de custos para novas formas de excelência operacional, continuando a acelerar a transformação digital, aconselha Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. Segundo a consultoria, em 2023, entregar tecnologia apenas não será suficiente.

“Esses temas são impactados por expectativas e regulamentações ambientais, sociais e de governança (ESG), que se traduzem na responsabilidade compartilhada de aplicar recursos sustentáveis. Todo investimento precisará ser comparado ao seu impacto no meio ambiente, tendo em mente as gerações futuras. Assim, ‘sustentável por padrão’ como objetivo requer tecnologia sustentável”, adiciona David Groombridge, Analista e Vice-Presidente do Gartner.  Entre as tendências para 2023, relacionadas à Inteligência Artificial, o Gartner destaca:

Inteligência Artificial Adaptável – Os sistemas de Inteligência Artificial Adaptáveis visam treinar continuamente os modelos e a aprender em ambientes de tempo de execução e desenvolvimento com base em novos dados para se adaptar rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real que não estavam previstas ou disponíveis durante o desenvolvimento inicial. Eles usam feedback em tempo real para mudar seu aprendizado dinamicamente e ajustar as metas. Isso os torna adequados para operações em que transformações rápidas no ambiente externo ou objetivos corporativos em constante atualização exigem uma resposta otimizada.

Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial – Muitas organizações não estão bem-preparadas para gerenciar os riscos da Inteligência Artificial. Uma pesquisa do Gartner nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha indica que 41% das instituições sofreram uma violação de privacidade de Inteligência Artificial ou um incidente de segurança.


No entanto, essa mesma pesquisa descobriu que as empresas que gerenciavam ativamente o risco, a privacidade e a segurança da Inteligência Artificial obtiveram melhores resultados nos projetos de Inteligência Artificial. Mais de seus projetos de Inteligência Artificial passaram do status de prova de conceito para produção e alcançaram mais valor comercial do que os projetos de Inteligência Artificial em negócios que não gerenciavam ativamente essas funções. 

A consultoria pontua ainda que as instituições devem implementar novos recursos para garantir a confiabilidade, confiabilidade, segurança e proteção de dados do modelo. O gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial (TRiSM) exige que participantes de diferentes unidades de negócios trabalhem juntos para implementar novas medidas. 

Botão Voltar ao topo