
O Brasil tem grandes possibilidades voltadas à inteligência artificial, mas o protagonismo nessa nova era da IA virá se todos derem as mãos, sinaliza o CEO da IBM Brasil, Marcelo Braga. “Não são ações isoladas das empresas de tecnologia, das consumidoras ou do governo que vão dar esse salto. Temos de estar juntos. O Brasil tem uma oportunidade sem igual. A janela está aqui. É uma nova era de negócios”, adiciona o executivo.
Em entrevista ao CD Cast do portal Convergência Digital, durante a Febraban Tech 2025, realizada de 10 a 12 de junho, em São Paulo, Marcelo Braga lembra que apenas 1% dos dados corporativos foi treinado para a IA. “Isso significa que 99% não foram. É uma magnitude enorme que traz uma enorme possibilidade, pois com esses dados as empresas podem se diferenciar umas das outras. Trazer para dentro do aprendizado de IA o dado de como o cliente transiciona com a sua empresa vai permitir a hiperpersonalização, que é a bandeira do segmento bancário”, observa Braga.
O presidente da IBM lembra que a gestão de dados é um desafio histórico nas corporações. Os silos de dados, muito em função de aquisições, fusões e trabalhos diferentes em áreas estratégicas, são uma realidade. Para Braga, a IA é a ferramenta que está mexendo com esses silos. “Não sei se os silos vão acabar, mas se os dados estiverem treinados, eles vão estar disponíveis, orquestrados e gerenciáveis. O dado vai ter uma visibilidade que não se tinha antes”, adicionou.
Braga observa que os processos empresariais estão sendo reescritos. A IA não é mais uma simples tecnologia de TI que impacta negócios. Ela exige um pensar diferente. “Como bem definiu o Fórum Mundial, todo mundo tem de ter um letramento tecnológico maior. Não é mais um caso apenas da TI. Todo mundo tem de aprender”, salienta o CEO.
Na IBM, conta, os funcionários de fora da TI estão sendo treinados para entender como a IA impacta seu dia a dia. “São pessoas não tecnológicas na sua essência. E elas precisam ser treinadas de fato”. Indagado sobre os Agentes de IA, Braga diz que o momento deles é hoje. “Qualquer um pode criar um Agente IA, criar automações de processos e de atendimento de forma muito mais simples. Os agentes de IA estão acontecendo. Não dá para não investir”, reforça.
Marcelo Braga adianta que os agentes são a diferença para o futuro de um negócio. “Se antes era aceitável um projeto corporativo levar de seis meses a um ano para ser implantado, agora, com a IA, esse prazo desapareceu. Deixar de olhar a IA agora pode fazer a diferença entre o seu negócio acontecer ou não”, preconiza.
Indagado pelo Convergência Digital se há dinheiro para investir, o CEO da IBM diz que, hoje, a maior barreira não é econômica, mas sim cultural. “Vai além das pessoas. É cultural mesmo. Os projetos começam por fases e podem ter retorno para realimentar os investimentos. Mas temos de trabalhar as lideranças das empresas. Até agora nós tínhamos de aprender a usar o computador. Com IA, nós estamos dizendo o que queremos aos computadores”, exemplifica. Assista a íntegra do CD Cast com o presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga.