IBM: inteligência artificial tem muito para crescer no Brasil
A onda da inteligência artificial está conquistando empresas pelo mundo e no Brasil. Como destacou a IBM durante o Tech Bank Forum 2023, realizado em Brasília em 30/5, metade das empresas no mundo já usa ferramentas de IA, índice que é praticamente o mesmo do Brasil (49%). E tem potencial ainda maior, especialmente no segmento financeiro, como destacou a diretora de dados, inteligência artificial e automação da IBM Brasil, Marcela Vairo.
“Inteligência artificial é bom se bem usada, como qualquer tecnologia. Mas pode ser muito bom. Pode melhorar processos, dar mais eficiência, ajudar diversas áreas da empresa na tomada de decisão. Vemos a inteligência artificial sendo usada dentro da própria tecnologia, para garantir que um modelo de ciência de dados seja o melhor, sem viés, para garantir a codificação e novas aplicações em um mundo cada vez mais digital, para garantir acessibilidade a pessoas que normalmente não teriam condições de fazê-lo. Os usos são os mais diversos. Mas como em tudo, principalmente no mundo tecnológico, é preciso governança, cuidado e respeito aos dados, das empresas e dos indivíduos”, disse a diretora da IBM.
Segundo ressaltou, a IA já é uma realidade embarcada em muitas das tecnologias cotidianas e tende a ser ainda mais presente. “A inteligência artificial já está ali quando a gente manda um email e ele identifica automaticamente o que é spam. Portanto, está no dia a dia das pessoas e das empresas. Mas estamos entrando em uma nova era da IA. É um fato, a inteligência artificial tem sido muito utilizada. E inclusive no setor bancário, para atendimento ao cliente na ponta, não só para o chatbot de antigamente, mas para prestação de serviços, para execução de operações, para uma abertura de conta 100% digitalizada, em um atendimento muito bom, 24 por 7, àquele cliente.”
Mais do que isso, como reforçou a diretora da IBM, há oportunidades que já se mostram importantes, especialmente para os bancos. “O potencial é enorme no segmento financeiro no atendimento. Mas vemos um uso intensivo da inteligência artificial no combate à fraude e ao crime cibernético. Ela ajuda processando um volume enorme de informações, literalmente impossível de processar de forma tradicional, de forma não só a evitar ataques como a responder aos ataques de forma muito mais rápida.”
“Se a gente olhar não só o potencial da tecnologia, mas o que tem sido feito efetivamente lá fora com inteligência artificial no setor financeiro, vemos um uso muito maior dados, dados que estão dentro e fora da empresa, para torna-las mais inteligentes através de IA e informação, melhorando processos, automatizando muitos processos dentro de casa, não só na operação financeira, mas dentro do jurídico, dos recursos humanos, tornando a empresa mais ágil, muito mais inteligente e portanto muito melhor e mais competitiva, oferecendo melhores serviços de forma mais rápida aos clientes”, completou Marcela Vairo.