Mercado

Imposto alto no Brasil faz EVEO abrir data center em Miami

Empresa diz que os custos são altos por conta da cobrança de tributos relacionados à nacionalização dos servidores. Investimento previsto é de US$ 10 milhões até 2027.

Para ter preço mais competitivo no mercado de data center a EVEO ativou a sua primeira unidade fora do Brasil. A nova estrutura, localizada em Miami (EUA), tem o objetivo de oferecer aos clientes brasileiros uma alternativa mais competitiva e robusta de servidores dedicados, mantendo alta performance e latência reduzida. O planejamento prevê investimento de US$ 10 milhões até 2027 em uma estrutura para suportar a operação de 900 servidores. Empresa justifica a escolha para fugir dos impostos referentes à nacionalização dos servidores.

A escolha de Miami se deve à posição estratégica como principal ponto de chegada dos cabos submarinos que conectam o Brasil ao exterior, como por exemplo: Monet, Americas-II e AMX-1. “Grande parte das fibras ópticas que saem de Fortaleza, Rio de Janeiro e Santos têm como ponto de chegada a região metropolitana de Miami. Isso faz do local a melhor opção para conectividade robusta e de baixa latência fora do Brasil”, explica Lucas Vanzin, Co-CEO da EVEO.

O novo Data Center será uma opção para empresas brasileiras que buscam soluções com maior capacidade de processamento, mas precisam de custos mais competitivos que as ofertas localizadas em data centers brasileiros. Essa diferença de valores existe especialmente por conta dos impostos relacionados à nacionalização dos servidores. A expectativa da EVEO é de que cerca de 25% da demanda atual de clientes utilize a nova operação, que deve se consolidar em pouco tempo como o terceiro principal site da empresa.

Com uma década de atuação, a EVEO cresceu 10 vezes nos últimos cinco anos, e encerrou 2024 com crescimento de 60%, superando a projeção inicial de 40%. A empresa possui quatro data centers em território nacional — localizados em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) —, além do novo escritório regional recém-inaugurado em João Pessoa (PB). Para 2025, a EVEO mantém a meta de atingir R$ 100 milhões em faturamento e expandir ainda mais a presença no mercado, com novos produtos, zonas de disponibilidade e estratégia de crescimento acelerado e sustentável.


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