Imposto de Renda: mainframes do Serpro operaram com pico de 89,6% de capacidade
O Serpro, responsável pelo recebimento das declarações de imposto de renda, informa que, somente na última semana de prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com um pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. No entanto, mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.
O trabalho da equipe da estatal permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.
Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Foram entregues cerca de 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil.
O subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, observa que desde o começo do prazo para a entrega- no dia 07 de março- não foi registrado qualquer problema na parte da TI e não houve registro de incidente, mesmo se trabalhando com números históricos, maiores do que os previstos. Nas últimas horas, o Serpro chegou a receber mais de 1 milhão de declarações, com os sistemas mantendo a qualidade do serviço ao cidadão.
O envio do IRPF 2019 ainda não acabou. O Serpro agora irá fazer a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina.