
Segunda maior distribuidora de produtos e serviço e serviços de TI do mundo, a Ingram Micro holding foi alvo de um ataque hacker na quinta-feira, 3/7. Plataformas relevantes para o negócio foram paralisadas e seguem ainda desativadas. A subsidiária brasileira ainda não se posicionou – e não planeja se posicionar- se foi ou não atingida. Na noite deste domingo, 6/7, a companhia publicou uma declaração sobre o incidente no site:
A Ingram Micro identificou recentemente ransomware em alguns de seus sistemas internos. Imediatamente após tomar conhecimento do problema, a Empresa tomou medidas para proteger o ambiente relevante, incluindo a desativação proativa de determinados sistemas e a implementação de outras medidas de mitigação. A Empresa também iniciou uma investigação com o auxílio de importantes especialistas em segurança cibernética e notificou as autoridades policiais.
A Ingram Micro está trabalhando diligentemente para restaurar os sistemas afetados para que possa processar e enviar pedidos, e a Empresa pede desculpas por qualquer interrupção que este problema esteja causando a seus clientes, fornecedores parceiros e outros.
O ataque ransomware foi atribuído ao grupo SafePay e as plataformas Xvantage e o Impulse, relevantes para o negócio da distribuidores estão inacessíveis. Para parceiros de negócios a situação é ‘um pesadelo’. A interrupção ocorre em um momento crítico, com o fechamento do trimestre para importantes OEMs como Dell, HPE e Cisco, impactando diretamente o fluxo de negócios. Nesta segunda-feira, 7/7, as ações da Ingram Micro registraram forte queda nos Estados Unidos.