Mercado

INSS cria novos serviços digitais para substituir atendimento presencial

Uma portaria publicada do Instituto Nacional do Seguro Social estabeleceu novos serviços sob o formato digital em reação à pandemia da Covid-19 e da suspensão do atendimento em agências da Previdência Social. A ideia é que esses novos procedimentos sejam feitos somente no formato eletrônico. 

A Portaria, assim, altera o catálogo de serviços do sistema de agendamento, SAG Gestão, “em razão da suspensão do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social, possibilitando o acesso aos serviços pelos usuários do INSS remotamente durante o estado de emergência de saúde pública”. 

Com a medida publicada nesta sexta, 15/5, foram criados os novos serviços do tipo tarefa, Cálculo de Contribuição em Atraso, Emissão e/ou Cálculo de GPS; Atualização de Código de Atividade; e Transferir Benefício para Conta Corrente. A Portaria estabelece, assim, ajustes para viabilizar o atendimento online. 

Por conta disso, fica também determinado que o atendente da Central 135 comunicará ao requerente que poderá anexar a documentação que julgar pertinente a análise do pedido pelo aplicativo MEU INSS. Sempre que as informações prestadas pelo requerente nos campos adicionais não forem suficientes à conclusão da análise, deverá ser cadastrada exigência ao segurado.


Botão Voltar ao topo