Itaú Unibanco: mais que um banco, uma empresa de tecnologia com 17 mil desenvolvedores
A inteligência artificial é um dos motores que está transformando o Itaú Unibanco em um banco consultivo, contou o CEO da instituição, Milton Maluhy Filho, ao participar da Febraban Tech, nesta terça-feira, 10/6.


A inteligência artificial é um dos motores que está transformando o Itaú Unibanco em um banco consultivo, contou o CEO da instituição, Milton Maluhy Filho, ao participar da Febraban Tech, nesta terça-feira, 10/6.
“Nossa capacidade de entregar soluções mudou de patamar”, afirmou, citando entre os avanços ferramentas voltadas para gestão financeira, como cofrinhos e controle de gastos, além da primeira solução transacional e conversacional baseada em IA generativa. Com mais de 500 projetos de IA em desenvolvimento, os resultados são descritos pelo executivo como “incríveis”.
Maluhy destacou que um dos grandes marcos dessa transformação foi o investimento em um modelo fundacional robusto. “A estrutura de dados em nuvem, operando em alta velocidade, permite que a tecnologia seja utilizada de forma eficiente e segura”, disse. Para isso, foram criados sistemas internos com as proteções necessárias, combinando décadas de conhecimento do setor bancário com tecnologia de ponta.
Dentro desse contexto de mudança e inovação, o banco lançou um super app que unificou oito aplicativos distintos. Com uma taxa de adesão de 99,1%, mais de 8 milhões de clientes já migraram para a nova plataforma, que é vista como uma potencial avenida de crescimento. O sucesso do projeto é atribuído à experiência integrada e ao alto nível de satisfação dos clientes. “Hoje, o banco conta com 17 mil desenvolvedores, o que mostra que a tecnologia se tornou um tema central para toda a organização”, acrescentou.
Maluhy disse que a inovação já é considerada o novo normal e que essa mudança exige uma profunda transformação cultural, que tem sido prioridade para a organização. Com mais de dois séculos de história, a instituição projeta um futuro para os próximos cem anos, focando na compreensão e na entrega de valor personalizado aos clientes.