Livre comércio global de semicondutores está morto e enterrado
O Livre comércio global de semicondutores morreu, advertiu o fundador da fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), Morris Chang. Segundo ele, à medida que as tensões geopolíticas aumentam, as barreiras avançam e o mercado se retrai com as fabricantes de semicondutores vivendo um momento de grande desafio.
Aposentado desde 2018, Chang pontuou a própria situação da TSMC, grande fornecedora de chips para Nvidia e Apple. Segundo ele, a fabricante se tornou um campo de batalha e, agora, é “verdadeiramente um território que todas as grandes potências querem proteger”.
Na guerra de titãs entre os gigantes, a TSMC foi forçada a parar de enviar chips feitos para um cliente baseado na China após descobrir que os componentes acabaram em um processador Huawei. Sanções dos EUA impedem a Huawei de importar chips avançados de 5G e IA. A TSMC está recebendo US$ 11,6 bilhões em subsídios e empréstimos do governo para construir uma terceira unidade de produção de chips no estado americano do Arizona.