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Mais do que falar, empresas avançam nos testes reais com Inteligência Artificial

Número é três vezes maior do que o contabilizado em abril deste ano pelo Gartner. Busca começou pela otimização de custos e eficiência, mas, agora, a eficácia nos negócios ganha protagonismo.

Uma pesquisa feita com mais de 1.400 líderes executivos pelo Gartner apura que 45% dos entrevistados relataram estar em fases de teste da Inteligência Artificial Generativa, e outros 10% já implementaram a tecnologia em seus processos de produção. Isso representa um aumento significativo em relação a um levantamento realizado em março e abril de 2023, no qual apenas 15% dos entrevistados estavam testando a Inteligência Artificial Generativa e 4% indicaram o uso efetivo em suas empresas.

“As companhias não estão apenas falando sobre Inteligência Artificial Generativa – elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar nessa área e obter resultados de negócios”, afirma Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. De fato, 55% das empresas relataram aumento nos investimentos em Inteligência Artificial Generativa desde que essa tecnologia ganhou destaque no domínio público há dez meses. “A Inteligência Artificial Generativa está na pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia”, diz o analista.

A pesquisa foi realizada de forma online com participantes de um webinar do Gartner sobre custos e riscos empresariais da Inteligência Artificial Generativa, computando 1.419 respostas em setembro de 2023. Portanto, os resultados desta pesquisa não representam conclusões globais ou do mercado como um todo.

O levantamento mostra que 45% das empresas estão ampliando os investimentos em Inteligência Artificial Generativa por várias funções empresariais, sendo que 22% estão escalando para mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento na tecnologia, seguido de perto pelas áreas de marketing e de atendimento a clientes.


As iniciativas de crescimento foram citadas como o foco empresarial principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção de clientes (24%).

“Muitas companhias iniciaram sua jornada com a Inteligência Artificial com ênfase excessiva na otimização de custos e eficiência”, diz Karamouzis. “Empresas inteligentes foram além disso para concentrar suas iniciativas na eficácia, valor mensurável e agilidade nos produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as partes interessadas, e, mais importante, alinhamento com os resultados de negócios”, conclui o executivo.

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