InovaçãoMercado

Mastercard quer mundo online sem senha até 2030

"No mundo online, estamos trazendo a visão de um mundo sem senha até 2030, compondo uma transação com tokenização, na qual você segura o número daquele cartão contra vazamentos", conta Leonardo Linares, vice-presidente-sênior de soluções para os clientes da Mastercard Brasil.

Cobertura especial . Febraban Tech 2025

À medida que as funcionalidades de pagamentos instantâneos avançam – no dia 16/6 começa o Pix Automático –, as bandeiras de cartões de créditos expandem a atuação para além do trilho do crédito ao mesmo tempo em que incrementam as frentes para entregar benefícios aos clientes que usam o plástico. Meios distintos de pagamentos vão coexistir e a tendência aponta para aumento de transações por aproximação e sem senha, o que impõe desafios de segurança e combate à fraude.

“A Mastercard acredita na opção de escolha para os consumidores de maneira geral. No caso de cartões, temos diversos benefícios que vêm com as transações de cartão diretamente. Esses benefícios estão ligados à segurança, ao acúmulo de pontos, à garantia de compras e são diferenciais importantes. Além disso, a experiência do cliente no momento da compra também é muito importante, desde o pagamento por aproximação, que é muito mais fácil do que abrir um app. E estamos replicando essa experiência no mundo online, com uma experiência de um checkout mais simples”, detalhou Leonardo Linares, vice-presidente-sênior de soluções para os clientes da Mastercard Brasil, em entrevista em vídeo à CDTV durante o Febraban Tech 2025.

Ele se referiu ao Click to Pay, uma nova opção de pagamento digital para o e-commerce, resultante de uma iniciativa de toda a indústria de meios de pagamentos e liderada, no Brasil, pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços (Abecs). Cerca de 35 países contam com a plataforma disponível, incluindo México, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e os Emirados Árabes Unidos. O objetivo é aumentar a segurança e simplificar a experiência de compra.

“Hoje o Click to Pay é uma realidade no Brasil e temos diversos nomes importantes do varejo utilizando a solução. O uso dele tem trazido ótimos resultados, como aumento de conversão, simplificação, redução do tempo de checkout, redução de abandono de carrinho”, disse. O executivo compartilhou que, no Sympla, 80% das transações Mastercard já são feitas via Click to Pay, com um aumento de conversão de 7% em relação à entrada manual do cartão e checkout 22 segundos mais rápido.

Com o uso cada vez maior da modalidade por aproximação e sem a necessidade de senha, Leonardo Linares explicou que a Mastercard trabalha com critérios e modelos que permitem identificar comportamentos que evitem uma fraude em larga escala. “No mundo online, estamos trazendo a visão de um mundo sem senha até 2030, compondo uma transação com tokenização, na qual você segura o número daquele cartão contra vazamentos e evita que ele seja utilizado em outras compras; o Click to Pay e a autenticação biométrica com o Passkey que lançamos recentemente, na qual se consegue com um clique a validação biométrica”, detalhou.


O futuro dos pagamentos, assinalou o VP, é mais fluido e mais seguro, com experiências integradas também no e-commerce, sem necessidade de digitar mais e mais números, dados ou lembrar senha. A Mastercard investiu, segundo ele, mais de US$ 7 bilhões nos últimos anos em ferramentas de cibersegurança e de prevenção à fraude.

Temperatura do varejo

Durante o evento, a Mastercard divulgou uma nova versão do SpendingPulse para o Brasil. A plataforma fornece estimativas e insights sobre as atividades de vendas no varejo em nível nacional, regional e local. Usando dados agregados e anônimos da Mastercard e modelos que representam todos os tipos de pagamento, a plataforma ajuda as empresas a melhorar o desempenho com base em indicadores macroeconômicos.

Disponível para clientes em 19 países em todo o mundo, a plataforma fornece informações diárias sobre os gastos dos consumidores em vários segmentos de varejo e serviços, como supermercados, eletrônicos, vestuário, restaurantes e hospedagem. Em média, o SpendingPulse capturou 1,2 bilhão de transações por mês e representou R$ 3,4 trilhões em vendas no varejo em 2024.

De acordo com o Mastercard SpendingPulse, as vendas totais no varejo no Brasil aumentaram 10,9% em abril em comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores com melhor desempenho no mês incluíram hospedagem (21,4%), supermercados (17,2%) e eletrodomésticos (16,7%), todos com crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior. O feriado da Páscoa explica em parte o forte desempenho. Assista à íntegra da entrevista com Leonardo Linares, vice-presidente-sênior de soluções para os clientes da Mastercard Brasil,

Botão Voltar ao topo