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Mercado global de PCs registra quinta queda consecutiva e encolhe mais 14%

O terceiro trimestre de 2022 trouxe o quinto declínio consecutivo, na comparação ano a ano, para o mercado mundial de PCs (incluindo tablets), de acordo com os dados mais recentes da Canalys. As remessas totais caíram para 105,6 milhões de unidades, recuo de 14% em relação ao terceiro trimestre de 2021, e um aumento sequencial de apenas 1% em relação ao segundo trimestre de 2022, que teve uma grande interrupção no fornecimento devido aos bloqueios da Covid-19 na China.

A demanda em todas as categorias de produtos e segmentos de usuários finais foi sufocada pelo agravamento das condições macroeconômicas, já que consumidores e empresas adotaram uma abordagem mais cautelosa para gastar em dispositivos. As remessas de tablets caíram 6% no terceiro trimestre, para 35,3 milhões de unidades, enquanto as remessas de Chromebooks caíram 29%, para 4,2 milhões de unidades, o menor número de remessas no terceiro trimestre desde 2019.

O declínio do mercado de tablets continuou em ritmo acelerado no terceiro trimestre após a queda de 11% no trimestre anterior. A Apple liderou o mercado, mas seus embarques de iPad caíram 6% ano a ano, para 14,4 milhões de unidades. A segunda colocada Samsung registrou embarques de 6,6 milhões de unidades no terceiro trimestre, com um declínio relativamente modesto de 8%.
A Amazon garantiu o terceiro lugar, conseguindo aumentar os envios em 18% para 3,2 milhões de unidades, impulsionado por grandes descontos em seus tablets Fire para o Prime Day. Lenovo e Huawei ficaram em quarto e quinto lugar, com ambos os fornecedores de Android sofrendo quedas significativas de 37% e 41%, respectivamente.
“A necessidade reduzida de tablets no mundo pós-pandemia foi exacerbada pelo aumento da pressão macroeconômica sobre os gastos do consumidor”, disse o analista da Canalys Himani Mukka. Com a educação presencial em grande parte retomada e as pessoas gastando menos tempo em ambientes fechados e em dispositivos, os gastos com atualização ou atualização de tablets estão despencando à medida que os orçamentos domésticos são reduzidos. Mas a atividade promocional de fornecedores e varejistas, incluindo acordos de volta às aulas, juntamente com implantações crescentes no setor comercial, ajudaram a manter os volumes de remessas em um nível mais alto do que antes da pandemia.
Embora seja improvável que o mercado de tablets atinja as altas de 2020 e 2021 novamente, a trajetória é mais positiva do que o previsto há alguns anos, e os fornecedores estão sinalizando o foco contínuo na categoria. Novos players estão entrando no mercado, especialmente no espaço Android de gama baixa a média na Ásia, uma região que oferecerá oportunidades de crescimento em segmentos de usuários finais nos próximos anos. Por exemplo, as indústrias médica e automotiva na Índia são verticais que estão aumentando as implantações de tablets para fins comerciais. Enquanto isso, a Apple, peso pesado da indústria, agora tem um amplo portfólio de tablets cobrindo diferentes faixas de preço e casos de uso e também está trazendo sua inovação mais forte, os chipsets M2, para o iPad Pro.
“O terceiro trimestre trouxe ainda mais pressão para o mercado de Chromebooks, pois a saturação da demanda por educação continuou cobrando seu preço”, disse Brian Lynch, analista de pesquisa da Canalys. “Desde que o mercado de educação mostrou sinais de saturação no terceiro trimestre de 2021, os fornecedores lutaram para encontrar oportunidades de crescimento em outros segmentos enquanto gerenciavam altos níveis de estoque. Esperava-se uma queda na demanda de Chromebooks no segundo semestre de 2021, mas a extensão do declínio foi agravada por ventos contrários econômicos, limitando os orçamentos da educação e impedindo qualquer impulso entre consumidores e empresas.”
Segundo ele, a situação atual de altos níveis de estoque e baixa demanda prejudicou o entusiasmo pelos Chromebooks para alguns fornecedores. Os PCs educacionais baseados em Windows atraíram mais interesse, pois oferecerão oportunidades alternativas de vendas em casos futuros de demanda educacional irregular. Ainda assim, a demanda global por educação favorece fortemente os Chromebooks, pois eles representam a maior parte da base instalada e são preferidos pelos administradores de TI em todo o sistema educacional dos EUA. Os próximos picos na demanda por educação continuarão a beneficiar os Chromebooks mais do que os dispositivos concorrentes.
A Acer obteve o maior sucesso no mercado de pós-saturação, ocupando o primeiro lugar no terceiro trimestre com mais de um milhão de unidades vendidas, apresentando um crescimento de 11% e capturando mais de um quarto das remessas totais. A HP garantiu o segundo lugar no ranking de Chromebooks depois de sofrer quedas mais pesadas do que outros fornecedores nos últimos trimestres. Ele viu os embarques caírem 27% para 800.000 unidades no último trimestre. A Lenovo experimentou o declínio mais acentuado de todos os principais fornecedores, com uma queda de 50%, enquanto lutava com altos níveis de estoque e muda seu portfólio de educação para incluir mais dispositivos Windows. A Dell, que teve menos foco no mercado de Chromebooks durante a pandemia, teve um declínio modesto nas remessas de 11%. A Asus ficou em quinto lugar no mercado com uma participação de mercado de 9,6%.
No mercado total de PCs (desktops, notebooks e tablets), a Apple liderou com 23,4 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, conquistando uma participação de mercado de 22% como o único grande fornecedor a registrar crescimento ano a ano no terceiro trimestre. Com 19,4 milhões de unidades vendidas e uma participação de mercado de 18%, a Lenovo ficou em segundo lugar, registrando uma queda de 21% em relação ao ano anterior. A HP terminou em terceiro lugar, com uma queda de 28% nas remessas para 12,7 milhões de unidades e uma perda de participação de mercado de dois pontos percentuais em comparação com o terceiro trimestre de 2021. registrou embarques de 7,3 milhões de unidades e um declínio mais modesto de 13%.

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