Mercado

Metade das empresas brasileiras está longe da transformação digital

Um ano e cinco meses depois do começo da pandemia de Covid-19- que acelerou a digitalização dos negócios por conta do isolamento social – metade das empresas brasileiras está longe da transformação digital. Essa é uma das conclusões de um estudo encomendado pela Dell Technologies a Forrester Consulting. Um dos dados apurados é que 73% das empresas no Brasil afirmam ter negócios orientados por dados, mas apenas 28% admitem que conseguem tratá-los de forma adequada.

Os resultados do levantamento apontam que a explosão no volume, velocidade e variedade de dados gerados, em vez de oferecer uma vantagem competitiva, tem criado um desafio para as organizações, por conta de uma combinação de barreiras: falta de conhecimento e ferramentas adequadas, dificuldade de integração (silos) e riscos associados à privacidade e segurança.

Entre as constatações feitas estão que apenas uma em cada cinco corporações sabe gerenciar seus dados. Além disso uma em cada duas empresas enfrenta silos de negócios e tem dificuldade em compartilhar dados relevantes. O estudo destaca ainda que apenas uma em cada 10 empresas promove iniciativas para democratizar o acesso aos dados. 

O líder da Dell Technologies no Brasil, Diego Puerta, ao ser indagado pelo Convergência Digital do porquê de o Brasil estar tão distante da maturidade digital, admitiu que o custo é um dos ingredientes que faz as empresas repensarem seus projetos. A desvalorização do Real frente ao dólar é uma realidade e os preços aumentaram de forma significativa nesses meses. 

“Mas é importante frisar que transformação digital não deve ser vista como custo, mas, sim, como investimento. Quem está com esse olhar, está investindo mesmo com o câmbio alto. E não é só o câmbio, o custo da logística aumentou e há também a escassez de componentes. Tudo isso impacta. Mas, reitero: quem quer crescer, precisa fazer a jornada digital”, afirmou o executivo da Dell Technologies, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 25/08.


O levantamento da Dell separou as empresas em quatro grandes grupos, de acordo com o estágio de maturidade na gestão de dados sob o ponto de vista de tecnologias/processos e cultura/conhecimento:

• Novatas de Dados – que inclui aquelas que estão sobrecarregadas com o volume e a variedade de dados e precisam da otimização dos conhecimentos e infraestrutura para lidar com eles

• Técnicas de Dados – que envolve aquelas que estão prontas para transformar dados em insights, usando multicloud e modelo de serviço para processar dados na ponta, mas precisam otimizar os conhecimentos e a cultura para gestão de dados

• Entusiastas de Dados – que já investem em conhecimentos e cultura focados em dados, mas precisam melhorar a infraestrutura e os processos

• Campeãs de Dados – tem capacidade de transformar os dados em insights para o negócio usando multicloud e modelo de serviço para processar dados na ponta, e investem em conhecimentos e cultura focados em dados

No Brasil, 23% das empresas entrevistadas foram classificadas como Campeãs de Dados – o número é quase o dobro da média mundial, de 12% -, mas a maioria (47%) ainda se encontra na fase de Novatas de Dados, 18% se posicionam como Entusiastas e 12% como Técnicas.

O estudo Data Paradox foi gerado a partir de uma pesquisa com mais de 4 mil diretores e tomadores de decisão em empresas de 45 países, incluindo do Brasil, realizada em maio.

Botão Voltar ao topo