Microsoft acossa AWS e mercado de nuvem chega a 300 bilhões de dólares
O Synergy Research Group creditou ao impacto da IA generativa (GenAI) o aumento de gastos das empresas em serviços de infraestrutura em nuvem para mais de US$ 76 bilhões no primeiro trimestre, um incremento de 21% em relação ao ano anterior.
A empresa de pesquisa afirmou que a taxa de crescimento do mercado é a mais forte desde o terceiro trimestre de 2022. Observou que, embora “ainda existam alguns ventos contrários económicos, cambiais e políticos”, o mercado deverá dobrar de tamanho nos próximos quatro anos, muito em função da IA. “Temos agora um mercado de 300 bilhões de dólares, que cresce 21% ao ano”, afirmou John Dinsdale, analista-chefe da Synergy Research,
Com a maioria dos provedores de nuvem já divulgando os lucros do primeiro trimestre de 2024, o Synergy Research Group estima a receita trimestral de serviços de infraestrutura em nuvem, incluindo IaaS, PaaS e serviços de nuvem privada hospedados, em US$ 76,5 bilhões. Os serviços públicos IaaS e PaaS representam a maior parte do mercado e cresceram 23%.
Entre os grandes fornecedores, Amazon Web Services (AWS), Microsoft e Google seguem dominando a quota de mercado com 31%, 25% e 11%, respetivamente. A empresa de pesquisa observou que a Microsoft e o Google estão crescendo a um ritmo mais rápido do que a AWS. Completando os cinco primeiros, o Alibaba está em quarto lugar, com uma participação de 4%, seguido pela Salesforce, com 3%.
Os três principais provedores de nuvem representam 72% do mercado global de nuvem pública. Mas os provedores Huawei, Snowflake, MongoDB e Oracle registraram as maiores taxas de crescimento anual. Regionalmente, os EUA continuam a ser, de longe, o maior mercado de cloud e cresceram 20% no trimestre. Quando medido em moedas locais, a região APAC teve o crescimento mais forte, com a Índia, o Japão, a Austrália e a Coreia do Sul aumentando 25%.