Mercado

Morre José Luiz de Cerqueira Cesar, CIO que apostou no software livre

Morreu na quarta-feira, 07/06, em São Paulo o engenheiro e líder da área de tecnologia José Luiz de Cerqueira Cesar. O executivo tinha 65 anos e morreu após 17 dias internado no Hospital Universitário da USP após complicações de um tratamento médico – a causa exata do falecimento não foi informada pela família. O portal Convergência Digital lamenta a perda e se solidariza com a família.

Cerqueira Cesar era formado em Engenharia Eletrônica na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), e teve atuação marcante no mercado financeiro. Foi vice-presidente de tecnologia e logística do Banco do Brasil, além de CIO do Unibanco e vice-presidente de tecnologia da BM&F. Em sua passagem pelo BB, lembram os amigos, bateu de frente com a indústria ao adotar software livre e computadores pessoais (PCs) de pequenos montadores nacionais.

Conhecido como “Mixirica”, apelido ganho no período em que participou de movimentos estudantis dos anos 1970, quando era aluno da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Cerqueira Cesar também trabalhou na Itautec, empresa de tecnologia do Itaú, e se envolveu no desenvolvimento do Banco24Horas, hoje uma empresa de soluções financeiras com mais de 150 instituições parceiras e 24 mil caixas eletrônicos conectados.

Foi conselheiro da Visanet/Cielo, do Grupo Telemar, do Banco Popular e da Fundação Banco do Brasil. O passado de militância estudantil o inspirou a ser um dos fundadores do Engenharia pela Democracia (EngD), onde era coordenador de relacionamento institucional. O engenheiro deixa dois filhos e foi sepultado na quinta-feira (7) em São Paulo, capital.

* com informações do portal Giro Marília e da EngD


Botão Voltar ao topo