Mercado

No Brasil, boa parte das empresas descarta equipe própria para desenvolver IA

A sexta edição do estudo IoT Snapshot 2024, da Logicalis, empresa de TI, e que ouviu mais de 120 executivos no Brasil revela que entre os principais usos da Inteligência Artificial no mercado corporativo estão em potencializar as análises estatísticas, indicado por 47% dos entrevistados, aplicar aos sistemas de negócios (46%), automatizar processos, citado por 43% e reforçar as iniciativas de segurança da informação, apontado por 42% dos respondentes.

O levantamento apura um dado preocupante: apesar do hype, 73% dos executivos ouvidos no Brasil não têm equipes dedicadas para o desenvolvimento de IA. Quando o tema é capacitação de profissionais, de maneira generalizada, há também um déficit de conhecimento, com apenas 23% dos respondentes no Brasil indicando ter pessoas preparadas para usar a tecnologia; na América Hispânica o índice é de 15%.

O relatório aborda ainda os entraves na adoção desta ferramenta nas empresas brasileiras, sendo resistência à mudança e viabilidade financeira os dois principais, ambos com 36%, seguidos de falta de mão de obra, com 30% e orçamento limitado, apontado por 26% dos entrevistados.

A pesquisa entrevistou, entre setembro e novembro de 2023, 246 executivos, divididos da seguinte forma: Brasil (125), Argentina (21), Chile (18), Colômbia (37) e México (45).


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