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Nove milhões de empresas brasileiras usam IA para fazer a diferença no negócio

Pesquisa da AWS mostra que apesar de apenas 12% da base produtiva assumir usar IA de forma transformadora, 40% das companhias já usam IA de alguma forma nos seus negócios e 95% delas assumiram ter tido um crescimento da receita.

Apesar de apenas 12% das empresas brasileiras assumirem usar IA para criar novos modelos de negócios, as companhias nacionais obtêm resultados financeiros com a tecnologia. Hoje, conforme estudo divulgado pela AWS, no AWS Summit São Paulo, são 9 milhões de corporações brasileiros assumindo usar IA, sendo que dessas dois milhões começaram no ano passado. “Esse número se equipara com o obtido na Europa. Na prática, as empresas estão usando a IA para diferenciar suas operações. A IA está se mostrando mais transformadora que a revolução da nuvem”, avalia o CEO da AWS Brasil, Cleber Morais.

De acordo com a pesquisa “Desbloqueando o potencial da IA no Brasil”, encomendada pela AWS à Strand Partners, 40% das empresas brasileiras já adotam efetivamente a IA em seus negócios, número superior aos do México (38%) e Chile (35%), outros mercados latino-americanos pesquisados, e próximo aos resultados registrados na Europa (42% de adoção).

Entre as adotantes, 95% relatam crescimento de receita, com um aumento médio de 31%, e quase a totalidade delas (96%) dizem que já observaram melhorias significativas de produtividade. Os ganhos permitem que as empresas redirecionem seus esforços para aperfeiçoar o atendimento e o relacionamento com o cliente (66%), investir em treinamento de funcionários (59%) e desenvolver novos produtos e serviços (56%).

A maioria das organizações brasileiras (62%) está em níveis iniciais de adoção. Os ganhos obtidos são incrementais, refletindo-se, por exemplo, em mais eficiência e na otimização de processos em vez de desenvolvimento de novos produtos ou disrupção de indústrias, o que caracterizaria inovação.

No estágio intermediário, integrando a tecnologia em várias funções de negócios, estão 26% das organizações. Somente 12% das empresas brasileiras atingiram o estágio mais transformador de integração da IA, usando a tecnologia para propósitos mais avançados. Essas organizações combinam várias ferramentas ou modelos de IA para executar tarefas complexas e criar sistemas de IA personalizados, o que está transformando suas operações de forma abrangente.


Os desafios no caminho da IA

A lacuna de habilidades técnicas, a incerteza regulatória, os custos de conformidade e os custos iniciais percebidos são as principais barreiras encontradas para a implementação da IA avançada, segundo os líderes entrevistados. “A escassez de profissionais se mantém no topo dos desafios para o avanço da inovação”, afirma Morais.

Além de líderes de negócios, a pesquisa também ouviu outros cidadãos. Esta parcela da população relata pouca confiança em sua capacidade de gerenciar sua identidade digital e reputação online, em sua compreensão de conceitos básicos de programação e na habilidade de usar recursos de aprendizagem online para o desenvolvimento profissional.

Eles afirmaram que as habilidades mais importantes para o seu trabalho hoje são encontrar e avaliar informações online, gerenciar e armazenar arquivos digitais e proteger dispositivos e dados pessoais. Somente 10% disseram ter participado de treinamento ou atualização digital no último ano.

A Strand Partners ouviu 1.000 cidadãos e 1.000 líderes de negócios de variados setores e portes no Brasil no mês de abril de 2025.

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