Novo Conselhão do Governo Federal tem Facebook, Huawei,Totvs, iFood e Nubank
O governo federal vai recriar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), mais conhecido como ‘Conselhão’, que é uma estrutura de participação de entidades e empresas para aconselhar a Presidência da República. O novo Conselhão será maior, com 150 integrantes, dos quais alguns nomes já foram divulgados – e eles incluem, entre vários, TICs, mídias sociais e aplicativos.
“Ainda estamos convidando pessoas que farão parte do Conselhão. Mas com muita satisfação quero adiantar mais alguns nomes aqui”, publicou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na véspera, em redes sociais, destacando a presença feminina na lista, em referencia ao Dia Internacional da Mulher. “A composição do Conselhão, com mais de 150 representantes da sociedade civil, terá inédita diversidade étnica e regional, com diferentes setores da sociedade”, adiantou o ministro.
Entre os convidados, alguns atuam diretamente em telecomunicações, TI e internet. Caso do vice presidente da relações institucionais da Huawei, Atilio Rulli, do presidente da Totvs e da Brasscom, Laércio Cosentino, a fundadora do Nubank, Cristina Junqueira, o diretor da Meta (Facebook) no Brasil, Conrado Leister e o presidente do iFood, Fabricio Bloisi.
Criado em 2003, no primeiro governo de Lula, o Conselhão tem como missão ajudar o presidente a elaborar políticas públicas para impulsionar o crescimento e desenvolvimento social. A formação original tinha 90 integrantes, subiu para 92 durante o governo de Dilma Rousseff. Foi mantido por Michel Temer, mas encerrado no governo Bolsonaro.