NTT Data embarca na nuvem para ser top 5 no mercado global de serviços de TIC
A ambição da NTT Data Business é grande: ficar até 2025, entre as cinco maiores empresas de serviços de TIC globalmente. E para isso trabalha na digitalização e na construção da sociedade do futuro, como explica em entrevista ao portal Convergência Digital, o CEO da companhia, Ricardo Fachin, que define a NTT Data Business como um provedor de comunicação, software e serviços de tecnologia.
“Aqui no Brasil, estamos fazendo um trabalho para ficarmos mais próximos da NTT, operadora, que provê links de comunicação para dados para empresas. Esse é um diferencial que temos e precisamos aproveitar mais”, sustentou Fachin.
A NTT Data Business é um spin off da estatal de telecomunicações japonesa NTT. A companhia é voltada apenas para TIC e não vende serviços de telecomunicações para o consumidor final fora do Japão. “Essa foi uma definição estratégica do negócio”, observa Fachin. No Brasil, a NTT Data possui um Centro de Desenvolvimento de Software e um laboratório para inteligência artificial em Curitiba, no Paraná. “Estamos conectados com os laboratórios globais”, informou.
O software fiscal é o carro-chefe da NTT Data no Brasil e mais de 90% dos clientes usam plataforma da SAP. Ricardo Fachin nega competir com as big techs, mas admite que disputa mercado com empresas especializadas em software fiscal como Sovos, Vertix, Thomson Reuters, entre outras.
Com forte aposta na nuvem e na oferta de serviços por assinatura, a NTT Data Business fechou parcerias com os principais provedores de nuvem pública – AWS, Google e Azure, da Microsoft. “Não temos datacenter no Brasil, mas apostamos muito na nuvem para a oferta dos serviços”, adianta o CEO.
O Brasil é estratégico na missão da NTT Data Business de se tornar top 5 global em TIC. A operação nacional atende clientes dos Estados Unidos e do Canadá tanto no delivery de projetos como no suporte aos clientes, e um dos desafios, claro, é a retenção de talentos. E uma das opções foi ir para o interior. “Contratamos profissionais de ótima qualidade no interior do país e eles trabalham 100% remotos. Eles não estão no eixo tradicional e nos ajudam muito”, conta Fachin.
As aquisições para crescer – significativas para o negócio a partir da compra da Data Dimension e da Everis- não estão descartadas, sendo que a última aconteceu em 2019, a brasileira FH, uma das maiores empresas brasileiras de consultoria SAP. “Estamos sempre atentos ao mercado para consolidar nossa atuação”, completa Fachin.