Mercado

Nuvem híbrida, edge computing e IA além das telas e teclados: em alta na TI em 2025

As empresas precisarão também adotar padrões de criptografia pós-quântica e identificar sistemas vulneráveis.

O uso estratégico de nuvem híbrida vai crescer em 2025. Essa é uma das oito tendências capazes de reimaginar a tecnologia empresarial, de acordo com estudo divulgado pela Unisys. Levantamento da empresa mostra que oito insights principais e ações de TI vão fazer a diferença no próximo ano. São elas:

A linguagem natural reina como padrão da IA

A próxima onda de IA irá além dos limites de telas e teclados, focando em interfaces mais intuitivas e orientadas por voz. Isso permitirá que as organizações integrem IA conversacional, explorem interfaces de voz e gestos e automatizem fluxos de trabalho usando linguagem natural para aprimorar a experiência e a eficiência do usuário.

Mudança para modelos menores de IA e edge computing

Combinados com edge computing, modelos de IA menores e especializados geralmente superam modelos maiores em aplicativos de negócios. Essa abordagem reduz custos, melhora a latência e aprimora a segurança ao processar dados mais próximos de sua fonte, permitindo aplicativos de IA mais rápidos e seguros.


Uso estratégico de nuvem híbrida cresce

Os crescentes custos da nuvem estão mudando o foco de volta para abordagens híbridas. Como tal, veremos organizações avaliarem os custos da nuvem em relação ao valor comercial, determinarem quais cargas de trabalho pertencem ao local em vez da nuvem e desenvolverem critérios claros de migração para otimizar recursos e garantir compliance.

A Criptografia Pós-Quântica Emerge Como Indispensável

O potencial da computação quântica para quebrar a criptografia atual aumenta a urgência de práticas seguras em quantum. As empresas precisarão adotar padrões de criptografia pós-quântica, identificar sistemas vulneráveis ​​e atualizar protocolos de criptografia para proteger dados de futuras ameaças quânticas.

Abrace talentos iniciantes como adotantes de IA

Trabalhadores iniciantes trazem fluência digital valiosa para a implementação de IA, ao mesmo tempo em que complementam o conhecimento empresarial de equipes experientes. As organizações devem priorizar a contratação de jovens talentos, oferecer treinamento em IA e criar programas de mentoria para misturar novas perspectivas com mais experientes.

O modelo de trabalho híbrido de três dias se torna o novo ideal

Um cronograma equilibrado de três dias no escritório aumenta a produtividade e a flexibilidade. As empresas fortalecerão as ferramentas de engajamento remoto para maximizar a eficiência e a retenção, projetar espaços de escritório colaborativos e apoiar a saúde mental e o pertencimento para trabalhadores remotos.

IA com eficiência energética alimenta vantagem competitiva

Práticas sustentáveis ​​de IA podem diferenciar empresas e reduzir o impacto ambiental. As empresas devem monitorar o uso de energia de IA, adotar arquiteturas eficientes e considerar fontes alternativas de energia para aliviar a tensão de energia do data center e melhorar o desempenho a custos mais baixos.

A conformidade com a IA requer localização

Diversas regulamentações globais de dados pressionam as empresas a se adaptarem a operações localizadas. As organizações se concentrarão em estabelecer estruturas de governança, cumprir com regras regionais de dados e fornecer diretrizes claras de uso de IA para garantir a conformidade e proteger a integridade dos dados.

Botão Voltar ao topo