O3b Networks aposta na oferta de satélite MEO em Fernando de Noronha
A provedora de serviços por satélite que opera redes espaciais e terrestres O3b Networks Limited está apostando na oferta de serviços de banda larga em Fernando de Noronha. A empresa, que é subsidiária da SES, já fechou parceria com a operadora de telefonia TIM e com o provedor Zieltec Telecom Innovations para oferta de conexões de internet de alta velocidade na ilha.
De acordo com Omar Trujillo, vice-presidente para Amética Latina da O3b, a estratégia da empresa está baseada em firmar parcerias com provedores de internet (ISPs, na sigla em inglês) locais, além das operadoras (MNOs, na sigla em inglês), para fazer a conexão com os clientes, uma vez que a O3b não vende diretamente para usuários finais.
Por ficar a cerca de 8 mil quilômetros da terra, o satélite MEO, que passou a cobrir Fernando de Noronha, apresenta menor latência e maior velocidade de tráfego internet. Além disto, na avaliação do diretor de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, a banda Ku é melhor para dados que a banda C. em coletiva de imprensa no fim de 2016, o executivo explicou que, enquanto no 3G, que usa banda C, a melhor velocidade alcançada é de 100 Mbps, com o satélite baixo a telco consegue alcançar 30 Mbps.
No caso da Zieltec, a rede via satélite da O3b se integra à solução de conexão de última milha do provedor. Já a TIM contratou o satélite na baixa órbita na banda Ku da O3b Networks para montar sua rede 4G em Fernando de Noronha, local que foi o marco de milésima cidade com lançamento de serviços de telefonia de quarta geração da operadora de telefonia.
Distante cerca de 350 quilômetros da costa brasileira, Fernando de Noronha tem aproximadamente de 3.500 habitantes, mas a população alcança chega a 8 mil pessoas na alta estação. Para Omar Trujillo, a conectividade internet de banda larga não é apenas vital para resorts de alto padrão instalados na ilha, como também essencial para realização de serviços telemedicina e educação online.