Open Source: Cadê os profissionais especializados?
Faltam profissionais para trabalhar com Open Source. Essa é a constatação feita no 10º Relatório Anual de Empregos em Código Aberto, da Linux Fondation e da plataforma de aprendizado edX. Tanto é assim que – 46% das empresas ouvidas querem aumentar as contratações em Open Source nos próximos seis meses – mas se ressentem com a dificuldade de encontrar especialistas em código aberto.
Outro ponto relevante do estudo:Um número esmagador de empregadores (90%) afirmou que pagará para que os funcionários obtenham certificações e 81% dos profissionais planejam adicionar certificações este ano, demonstrando o peso dessas credenciais.
Os 69% dos empregadores com maior probabilidade de contratar um profissional de código aberto com certificação também reforçam que, à luz da escassez de talentos, a experiência anterior está se tornando menos necessária, desde que alguém possa demonstrar que possui as habilidades para fazer o trabalho.
As habilidades em tecnologia de nuvem e contêiner continuam sendo as mais procuradas, com 69% dos empregadores buscando contratações na área e 71% dos profissionais de código aberto concordando que essas habilidades estão em alta demanda.
Isso não surpreende, pois 77% das empresas pesquisadas relataram que aumentaram o uso da nuvem no ano passado. As habilidades em Linux também permanecem em alta demanda (61% dos gerentes de contratação), o que não surpreende, considerando o quanto o Linux sustenta a computação em nuvem.
A segurança cibernética ganha destaque: as habilidades de segurança cibernética têm o quarto maior impacto nas decisões de contratação, relatadas por 40% dos empregadores, atrás apenas da nuvem, Linux e DevOps. Entre os profissionais, 77% afirmam que se beneficiariam de treinamento adicional em segurança cibernética, demonstrando que, embora a importância da segurança esteja sendo cada vez mais reconhecida, há trabalho a ser feito para realmente proteger as implantações de tecnologia.
O relatório 2022 foi baseado nas respostas da pesquisa de 1.672 profissionais de código aberto e 559 entrevistados responsáveis pela contratação de profissionais de código aberto. As pesquisas foram realizadas on-line durante o mês de março. A íntegra pode ser obtida aqui: hxxps://www.linuxfoundation.org/tools/the-10th-annual-open-source-jobs-report