PCs deixam a lista de presentes e vendas caem mais uma vez
O mercado dos Estados Unidos, com uma queda de 8% no quarto trimestre, foi apontado como um dos fatores para mais uma queda de vendas de PCs, a sexta consecutiva. As remessas mundiais de PCs totalizaram 262,5 milhões de unidades, uma baixa de 2,8% em relação a 2016, revela o Gartner. Apesar do declínio, a perspectiva para 2018 não é de mais queda. De acordo com o analista da consultoria, Mikako Kitagawa, houve crescimento de embarques nas regiões Ásia/Pacífico, Japão e América Latina. Na região EMEA(Europa, Oriente Médio e África) houve um ligeiro declínio.
“Os resultados do quarto trimestre confirmaram que os PCs não são mais itens de presente de férias populares, mas isso não significa que os PCs vão desaparecer das famílias”, avalia Kitagawa. “O PC se tornará um dispositivo mais especializado e orientado por objetivos. Os compradores de PCs procurarão qualidade e funcionalidade em vez de procurar o preço mais baixo, o que aumentará os preços de venda média do PC e melhorará a lucratividade a longo prazo. No entanto, até que este ponto seja atingido, o mercado terá que passar pela fase de encolhimento causada por menos usuários”, acrescenta o especialista.
Ranking
Segundo o Gartner, os fornecedores Top 4 – HP, Lenovo, Dell e Apple- representaram 64% dos embarques em 2017. Em 2011, por exemplo, os quatro principais fornecedores responderam por 45% das remessas de PCs, o que mostra uma concentração cada vez maior do mercado. A HP Inc. assumiu posição número 1 no quarto trimestre de 2017, uma vez que os embarques cresceram 6,6%, e sua participação no mercado totalizou 22,5%. A empresa apresentou crescimento ano-a-ano em todas as regiões, incluindo o desafiante mercado norte-americano.
A Lenovo, por sua vez, pelo quarto trimestre consecutivo registrou queda nas remessas. A empresa, no entanto, teve um crescimento moderado nas regiões EMEA e Ásia/Pacífico.Já os embarques da Dell cresceram ligeiramente no quarto trimestre de 2017. A empresa teve bom desempenho nas regiões EMEA, Ásia/Pacífico e América Latina, mas resultados fracos na América do Norte. Em geral, a Dell teve foco maior prioridade sobre a lucratividade em relação à participação no mercado. “Os principais fornecedores aproveitaram suas operações de volume para reduzir os custos de produção, afastando os vendedores pequenos a médios do mercado”, finaliza Kitagawa.