A BRF está utilizando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning no seu processo de recrutamento e seleção. A empresa desenvolveu internamente a plataforma que faz a leitura de todos os currículos recebidos e monta um ranking dos candidatos mais bem avaliados, de acordo com a descrição da vaga disponível. A solução foi implementada em abril e, em 6 meses de uso, ajudou a reduzir o tempo de recrutamento em até 25%.
A ferramenta faz a leitura de até 2,4 mil documentos por hora, e sugere o ranking dos currículos que melhor atendem os atributos da oportunidade aberta. Em seguida, o recrutador analisa as recomendações da IA e agenda as entrevistas;
“A plataforma torna o nosso processo seletivo mais inclusivo, pois consegue ler todas as candidaturas que recebemos, focando apenas na questão técnica e sem trazer eventuais vieses inconscientes que um ser humano pode ter ao fazer a seleção”, afirma Cristiane Costa, Gerente Executiva de Atração e Seleção e Diversidade, “Na prática, o candidato não percebe que quem fez a primeira leitura do currículo dele é uma Inteligência Artificial”, conclui ela.
O Diretor de Transformação Digital da BRF, Antonio Cesco, explica que a plataforma é uma das iniciativas da Jornada de Transformação Digital da empresa, que busca criar uma cultura organizacional baseada em dados e informações, utilizando a Inteligência artificial como aliada dos processos.
“Nossas soluções digitais são desenvolvidas em parceria com diversas áreas, sempre com o objetivo trazer mais agilidade, simplicidade e eficiência para toda a nossa cadeia. O RH é uma área fundamental do nosso negócio, e fazer com que a IA possa ajudar no recrutamento de candidatos só mostra que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais essa cultura”, conclui ele.
Em 2022, em entrevista ao Inteligência&Negócios, do Convergência Digital, Cesco detalhou como a adoção de IA se encaixaria nos planos da companhia. A BRF projetava investimentos na casa dos R$ 700 milhões a serem aplicados até 2025 em ações de transformação digital.
No momento, a plataforma está sendo utilizada apenas para vagas da área comercial e a previsão é que, em breve, a novidade seja estendida para os demais setores da empresa. Por isso, Cristiane compartilhou 3 dicas para montar um currículo que será lido por IA:
Use palavras-chave relevantes: Leia atentamente a descrição da vaga e certifique-se de que seu currículo contém os termos e as habilidades mencionadas no anúncio.
Mantenha o formato simples e claro: Evite o uso de gráficos complexos, tabelas ou fontes incomuns no documento. Um layout limpo e bem-organizado ajuda a IA a processar seu currículo de maneira mais eficiente e precisa.
Destaque suas habilidades e realizações: a descrição da sua escolaridade, cursos e experiências profissionais são muito importantes. Revise com cuidado esses trechos para que a tecnologia possa entender se o seu perfil é aderente a vaga disponível.