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Por IA, Ascenty investe quase R$ 11 milhões e traz plataforma de orquestração para o Brasil

Com um investimento de R$ 10,9 milhões ou US$ 2 milhões, a Ascenty implantou a plataforma de orquestração de serviços ServiceFabric (da Digital Realty) no centro de dados da companhia em São Paulo. O objetivo é fortalecer a conectividade global da Ascenty para atender à crescente demanda nos campos de computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA).

Atualmente o ServiceFabric da Digital Realty está disponível em mais de 50 regiões metropolitanas espalhadas pela Ásia-Pacífico, EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e América do Norte. Com a expansão do serviço começando por São Paulo, os consumidores terão pontos de acesso diretos às principais plataformas de nuvem de qualquer localização privada, segundo a Ascenty.

“Também esperamos ver, dentro dos próximos 12 meses, um crescimento de vendas associadas a esse produto na casa de 30% a 40%. A expectativa que nós temos é muito acelerada porque a gente passa a atender o mercado brasileiro, abrindo a possibilidade dele consumir serviços fora do Brasil”, afirmou o COO head de vendas da Ascenty, Marcos Siqueira.

Com o serviço, os consumidores passam a ter acesso a 500 datacenters espalhados globalmente – inclusive aqueles que são de empresas concorrentes. “O ServiceFabric habilita o cliente a, por meio de um portal e em poucos minutos, fazer uma configuração de, por exemplo, conexão de um serviço da Microsoft na zona de disponibilidade que está em São Paulo ou nos Estados Unidos. Nós somos o canal de comunicação que vai possibilitar isso”, disse Siqueira.

A Ascenty quer atender à crescente demanda por IA e HPC a partir dos seus parceiros de trás de joint-venture: a Digital Realty e a Brookfield Infraestrutura. A primeira responde por mais de 300 datacenters em todo o mundo e já trabalha com projetos de inteligência artificial. Já a segunda, que é uma investidora de infraestrutura, tem um portfólio composto por uma série de empresas de datacenters que existem justamente para atender serviços de IA.


Atualmente, a companhia tem uma infraestrutura composta por 5 mil km de rede de fibra óptica, sendo 4,8 mil km no Brasil e cerca de 200 km no México. Por aqui, as redes estão distribuídas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Na América Latina, a empresa tem 24 datacenters. No Brasil existem 20 desses em operação. Já o Chile e o México têm dois em cada País.

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