Produção de informática e eletrônicos cai 7,2% em julho
A produção industrial como um todo voltou a apresentar resultado negativo em julho, com queda de 0,2% sobre junho. Para esse resultado pesou, entre outros fatores, o recuo de 7,2% na fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.
Ainda assim, o resultado geral da indústria é positivo no acumulado dos sete primeiros meses do ano, com alta de 2,5%. E nesse caso os números do segmento de informática e eletrônicos ainda refletem o bom momento do mercado de televisores.
Como apontou o IBGE nesta terça, 4/9, mesmo com a forte queda de julho o segmento acumula crescimento de 13,4% no ano, ainda reflexo favorável dos televisores graças à Copa do Mundo e da continuidade do processo de transição para transmissões digitais dos sinais e TV. A chamada ‘linha marrom’ especificamente teve alta de 20,1% no período.
Os números, porém, se mostram ruins na comparação com 2017. Enquanto o agregado da indústria mostrou alta de 4% sobre julho do ano passado, no segmento de informática e eletrônicos o desempenho é negativo e o recuo foi de 9,5%, com destaque do IBGE para a queda na produção de telefones celulares.