Qualcomm acusa Apple de roubar segredos para a Intel
A Qualcomm alegou nesta terça, 25/9, que a Apple roubou seus segredos comerciais e os entregou à Intel com o objetivo de melhorar os chips da concorrente para que esses pudessem substituir os seus em aparelhos como iPhones.
Segundo a agência Reuters, as acusações estão em uma moção anexada a uma queixa originalmente arquivada em novembro, quando alegou que a Apple tinha quebrado um contrato de licença de software ao compartilhar detalhes confidenciais sobre os chips da Qualcomm com engenheiros da Intel.
No documento, a Qualcomm acusa a Apple, com quem trava sucessivas batalhas judiciais por patentes de componentes, de uma “campanha de vários anos de conduta desleixada, inapropriada e enganosa (…) com o objetivo de melhorar chips de qualidade inferior, incluindo aqueles produzidos pela Intel, um concorrente da Qualcomm, para tornar tais chips utilizáveis em aparelhos da Apple com o objetivo final de desviar os negócios da Qualcomm com a Apple para a Intel”.
A Intel não aparece como ré no processo da Qualcomm, desdobramento da ampla disputa legal na qual a Apple acusou a Qualcomm de práticas injustas relacionadas a patentes. A Qualcomm, maior fabricante de chips para celulares do mundo, por sua vez acusou a Apple de quebra de patente.
A Qualcomm forneceu chips para o iPhone, o que ajudou o aparelho a se conectar a redes de dados sem fio. Começando com o iPhone 7, a Apple começou a usar chips da Intel em alguns de seus modelos. A Qualcomm sustenta que seus chips foram completamente removidos da nova geração de iPhones, lançada este mês, deixando a Intel como único fornecedor, o que foi confirmado pela empresa californiana iFixit.
Nesta terça, a Qualcomm alegou que a partir do início do processo em novembro, a empresa descobriu evidência de que engenheiros da Apple usaram “repetidamente” software da Qualcomm para ajudar engenheiros da Intel a “melhorar o desempenho dos chips de desempenho inferior da Intel”.
* Da Reuters