InovaçãoInternetMercado

Quase 70% dos jovens entre 15 e 17 anos usam IA generativa para fazer tarefas da escola

Pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025 mostra ainda que a restrição do uso do celular na sala de aula diminuiu o uso da Internet no ambiente escolar de 51% para 37%.

Quase dois terços dos usuários de Internet brasileiros, com idades entre 9 e 17 anos, já incorporaram ferramentas de inteligência artificial generativa em suas rotinas, seja para auxiliar nos estudos, criar conteúdos ou, até mesmo, para conversar sobre suas emoções. O dado inédito faz parte da TIC Kids Online Brasil 2025, lançada nesta quarta-feira (22) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa, que está na 12ª edição, é realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Pela primeira vez, o levantamento investigou o uso de IA generativa e constatou que 59% das crianças e dos adolescentes nessa faixa etária recorrem à tecnologia para realizar pesquisas escolares ou estudar. Outros usos incluem a procura por informações (42%), a criação de conteúdo como textos e imagens (21%) e conversas sobre problemas pessoais ou emoções (10%).

A utilização dessa tecnologia cresce conforme a idade: entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a presença de ferramentas de inteligência artificial é maior do que entre crianças de 9 a 10 anos. Para pesquisas escolares ou estudos, as proporções foram de 68% e 37%, respectivamente; para busca de informações, 60% e 17%; para criação de conteúdo, 32% e 9%; e para conversas sobre problemas pessoais ou emoções, 12% e 4%.

“A inteligência artificial generativa está cada vez mais presente nas práticas digitais cotidianas, seja na busca por informações, na criação de conteúdo ou mesmo como recurso com o qual as pessoas compartilham questões pessoais e emocionais. Diante desse cenário, incluímos um novo indicador à pesquisa para monitorar como crianças e adolescentes estão utilizando essas tecnologias. Com isso, buscamos gerar evidências que contribuam para a formulação de políticas e ações voltadas à sua proteção, ao bem-estar e desenvolvimento integral”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Frequência de uso e impacto no ambiente escolar


De acordo com a pesquisa, o celular — principal meio de acesso à Internet para 96% da população de 9 a 17 anos — foi usado várias vezes ao dia por 74% dos entrevistados, seguido pela televisão (35%) e pelo computador de mesa ou portátil (8%).

Após a sanção em janeiro da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, a proporção dos usuários nessa faixa que acessaram a Internet no ambiente escolar caiu, passando de 51% (2024) para 37% (2025).

Outra novidade que a TIC Kids Online traz neste ano é em relação à frequência do uso da Internet em diferentes locais. O estudo revela que 84% dos jovens se conectaram à rede de suas casas “várias vezes ao dia”. Nas escolas, 12% reportaram acessar a Internet “várias vezes ao dia”, 13%, uma vez por semana e 9%, uma vez ao mês.

Atualmente, 92% das crianças e adolescentes brasileiros entre 9 e 17 anos são usuários de Internet, o que representa 24,5 milhões de pessoas, proporção que se manteve estável em comparação à edição anterior do estudo.

Plataformas digitais e atividades multimídia

O WhatsApp é a plataforma digital acessada com maior frequência por usuários de 9 a 17 anos. O aplicativo de mensagens é utilizado “várias vezes ao dia” por 53%, seguido pelo YouTube (48%), Instagram (48%) e TikTok (46%).

Segundo a pesquisa, 85% possuem perfil em, pelo menos, uma das plataformas investigadas. As proporções foram de 64% para a faixa etária de 9 a 10 anos; 79% para a de 11 a 12 anos; e 91% para a de 13 a 14 anos. Entre aqueles com idade de 15 a 17 anos, quase a totalidade (99%) possui perfil em, ao menos, uma plataforma.

Atividades multimídia seguem entre as práticas mais realizadas por crianças e adolescentes. Pela primeira vez, a pesquisa investigou os tipos de vídeos assistidos: 46% reportaram ter visto vídeos de influenciadores digitais várias vezes ao dia; 35%, séries, filmes ou programas na Internet; 29%, vídeos ou tutoriais na Internet que ensinam a fazer coisas que gostam; 23%, vídeos de pessoas jogando videogame pela Internet; e 60%, outros vídeos online.

“Ao longo da última década, observamos que as atividades multimídia, especialmente assistir a vídeos, estão entre as práticas mais realizadas por crianças e adolescentes na Internet. Nesta edição, ampliamos esse monitoramento e passamos a investigar os tipos de vídeos acessados por esse público”, comenta Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil.

Botão Voltar ao topo