InovaçãoInternetMercado

QuintoAndar chega a R$ 200 bilhões de gestão de ativos e avança com IA generativa

Empresa atualizou a calculadora QPreço e a busca com o uso da IA generativa. “Esses serão os primeiros de muitos produtos com IA”, assegurou o CEO, Gabriel Braga.

A inteligência artificial está presente nos negócios da QuintoAndar há alguns anos, mas, agora, chegou a dois produtos centrais: a calculadora QPreço e na ferramenta de busca para dar mais transparência e simplicidade à jornada de comprar, vender e alugar imóveis. Criada há 10 anos, a QuintoAndar chegou a R$ 200 bilhões de gestão de ativos no marketplace; administra 300 mil imóveis e realiza mais de 2 mil transações por mês.

“Nós aumentamos a nossa base de dados cada vez mais com informações do mercado, com dados públicos de IPTU e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). Muitos dos nossos dados são desenvolvidos dentro de casa e a experiência é o nosso diferencial para atender ao cliente. A inovação é permanente. Não temos temor da concorrência. Queremos ter o mercado imobiliário mais confiante e transparente”, disse Larissa Fontaine, CPO (chief product office) da companhia.

Inicialmente os produtos lançados nesta quinta-feira, 30/1, na capital paulista, só vão cobrir a cidade de São Paulo, Mas a expectativa é levar as ferramentas com IA para outras cidades de atuação do QuintoAndar no Brasil. Indagado pelo Convergência Digital sobre a tecnologia, o VP do QuintoAndar, Lucas Lima, informou que 800 pessoas fazem parte do time de TI da companhia e a expectativa e de ampliar a equipe em 25% ainda em 2025. “Tecnologia é a base do nosso negócio. Foi há 10 anos e será para a construção do que estamos tentando entender do que será daqui a 10 anos”, reforçou o CEO, Gabriel Braga.

A inteligência artificial está na base das duas ferramentas recém-lançadas, mas de acordo com a CPO, Larissa Fontaine, não faz parte dos planos do QuintoAndar competir com quem faz IA. “Nós queremos ter um produto que atenda ao que queremos. Há muitas oportunidades pela frente. Todas as nossas equipes vão usar IA, isso é que sabemos desde já”, disse.

Do ponto de vista prático, a QPreço atualizada com IA é ponto relevante para a estratégia do QuintoAndar. Até porque a precificação segue sendo a maior dúvida no processo de compra, venda e aluguel de imóveis. Pesquisa recente feita pela companhia mostra que 2 em cada 3 brasileiros já deixaram de fechar contrato com receio de fazer um mau negócio por conta de preço.


Sobre o momento econômico do Brasil, Gabriel Braga diz que a QuintoAndar não precisa de capital externo para “ter mais combustível para não parar a máquina”, mas diz que se surgir oportunidade, ela será analisada. “Nossa lucratividade está aumentando e acreditamos muito que vamos crescer mais com essas ferramentas novas”, reforça.

O cenário turbulento prejudica – especialmente porque com a alta de taxa de juros, as pessoas postergam a compra de imóveis- mas o mercado de aluguel pode crescer mais. “Hoje, a nossa preocupação é como precificar o imóvel; como agilizar o processo de financiamento para não levar mais de 120 dias, e essas dores vão continuar com o juro alto ou não”, completa Braga.

Ana Paula Lobo viajou a São Paulo a convite da QuintoAndar

Botão Voltar ao topo