Receita mundial com servidores caiu 2,7% em 2016
A receita mundial de servidores caiu 1,9% no quarto trimestre de 2016 e os embarques diminuíram 0,6% com relação ao mesmo período de 2015. Durante o ano passado, o número de servidores comercializados mundialmente cresceu 0,1%, mas a receita caiu 2,7%. Os dados são da consultoria Gartner.
“O número de Data Centers de grande escala (como os do Facebook e do Google) aumentou, demandando uma mudança significativa de servidores. As empresas tiveram um índice menor de crescimento, mas continuaram utilizando aplicações em servidores por meio da virtualização e, em alguns casos, em provedores de serviços em nuvem”, diz Jeffrey Hewitt, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner.
Do ponto de vista regional, a Ásia/Pacífico foi a única região a apresentar crescimento positivo tanto em receita como em remessas no quarto trimestre de 2016. Todas as outras localidades registraram queda, sendo que a América Latina teve a maior diminuição no número de remessas de servidores (12,2%), enquanto o Oriente Médio e a África caíram 14,7% em termos de receita.
A liderança desse mercado é da Hewlett Packard Enterprise (HPE), que fechou o último trimestre de 2016 com um total de US$ 3,4 bilhões em receitas e 22,9% de participação global. Entretanto, esse rendimento caiu 11% comparado ao mesmo período em 2015.
Em remessas, a Dell cresceu 6,5% e respondeu por 19,1% do mercado, enquanto a HPE apresentou queda de 19,4% e caiu para a segunda posição com 17,2% do mercado. A Huawei registrou o maior crescimento em remessas de servidores, com um aumento de 64% com relação ao mesmo período no ano passado.