Reclame Aqui usa nuvem e IA para criar mega banco de dados de empresas
O site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços, Reclame Aqui, investiu na nuvem para consolidar o crescimento, informou o CEO, Edu Neves, ao participar do Huawei Cloud Latam Summit, realizado no Rio de Janeiro
O executivo lembrou que, no início das operações do site, muitas empresas não respondiam às reclamações postadas ali. “Isso mudou com o impacto das redes sociais e com a necessidade de as marcas demonstrarem que seu propósito e compromisso com os clientes são reais.”
Os números do Reclame Aqui são expressivos. São 30 milhões de acessos mensais, 16 milhões de pesquisas realizadas diariamente e 45 mil reclamações registradas todos os dias. De acordo com Neves, dois terços deste tráfego vem de consumidores pesquisando marcas para decidir compras. “Isso nos torna, mais que um site de reclamações, um site de compras”, comparou.
Este crescimento vem sendo sustentado por uma arquitetura que, desde 2018, está hospedada em nuvem, o que garantiu que ela acompanhasse o crescimento sem sustos. “Recebíamos muitos dados e fazíamos muito pouco com isso. Eles ficavam isolados e não tínhamos acesso sempre que precisávamos”, afirmou Neves.
Para democratizar os dados e viabilizar a criação de novos produtos, além de atender os requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o Reclame Aqui decidiu construir, na época, uma nova arquitetura em nuvem. “Começamos conversando com uma empresa de consultoria, mas entendemos que precisávamos de mais um parceiro, alguém que conseguisse pensar nisso junto conosco, porque não é um processo rápido”, explicou.
A Huawei foi escolhida porque, além da confiabilidade de sua infraestrutura, “adotou” o parceiro do site, capacitando-o e ajudando-o a implementar o projeto. Para Neves, a mudança representou uma mudança de visão de negócio e de gerenciamento.
Mas ainda há mais por fazer. O Reclame Aqui tem hoje 500 mil empresas cadastradas, o que Neves considera pouco diante de um universo de 24 milhões de CNPJ existentes no Brasil. Destes, oito milhões são de empresas de consumo, que interessam diretamente ao público do site. “Queremos enriquecer nossa base de dados, cadastrando 2,5 milhões de empresas nos próximos dois anos, chegando aos oito milhões nos próximos cinco anos”, revelou.
Isso representa um desafio, poque muitas dessas empresas são pequenos negócios, às vezes registrados em nome de seus proprietários. Para isso, o Reclame Aqui iniciou recentemente a criação de uma jornada que permita descobrir e identificar de quem o consumidor comprou. “É o desafio do cadastro guiado, que estamos superando com uso de geolocalização e serviços de IA da Huawei. Mas é apenas um exemplo, porque há muito mais o que fazer com a Huawei”, disse.