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Red Hat avança com IA generativa para automação

Um recente estudo do Boston Consulting Group aponta que 70% das iniciativas de transformação digital corporativas falham. Citando esse dado, Gabriel Braga, diretor de Ansible para a América Latina na Red Hat, afirma que a jornada de tecnologia eficiente só é possível com a implementação de um projeto de automação colaborativo, que envolva diferentes áreas.

Braga falou durante o Ansible Automates, evento global da Red Hat que reúne executivos, parceiros, especialistas e clientes para debater a automação, inteligência artificial e a inovação nas áreas de desenvolvimento, segurança e operações das organizações. Tradicional na Red Hat nos Estados Unidos e Europa, o Ansible Automates aconteceu no último dia 16, em São Paulo, marcando a primeira edição do encontro no Brasil.

Braga afirma que o país responde por pouco mais da metade da receita da companhia para toda a América Latina. Segundo ele, enquanto os Estados Unidos amadureceram o mercado de automação mais rapidamente, em especial por conta do alto preço de sua mão de obra, no Brasil essa demanda começa a ganhar velocidade puxada pela maior pressão por controle de custos, em parte pela alta dos juros e a desaceleração de investimentos nas companhias ao longo dos últimos anos.

Em entrevista ao Convergência Digital, Braga afirmou que está na hora das empresas mudarem para o próximo patamar de automação. “As organizações estão investindo em tecnologia, mas não estão necessariamente focadas em construir habilidades e mudar a forma como operam”, diz, destacando que isso começa a mudar a partir do maior entendimento dos benefícios que a automação pode trazer. “Elas já sabem o que a automação pode fazer pelo seu negócio, mas pararam na construção e na configuração de seus ambientes”, observou.

Segundo o diretor de Ansible, companhias que já possuem processos amplamente automatizados registraram aumento de 68% de produtividade de suas equipes de infraestrutura. Na área de desenvolvimento, conseguiram desenvolver 45% mais aplicativos por ano. Os benefícios também foram sentidos nas áreas de segurança, com ganho de 27% na produtividade das equipes, e de operações, com 67% de redução no tempo gasto com gestão e configuração de redes.


Automação de ponta a ponta

De fato, o papel da automação nas organizações evoluiu, tornando-se um diferencial estratégico para as equipes de TI e de negócios. De acordo com o estudo da IDC “FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2024 Predictions”, até 2028, 85% dos CIOs irão impulsionar mudanças organizacionais para aproveitar a automação, a inteligência artificial e análise de dados, impulsionando negócios digitais ágeis e orientados por insights.

Por isso, definir a jornada de automação e preparar o ambiente para acelerar sua adoção é crucial a fim de extrair valor da tecnologia. Bem empregada, a automação e o gerenciamento de TI permitem que as equipes dimensionem esforços, melhorem a colaboração multifuncional, reduzam a complexidade das ferramentas e se concentrem em trabalhos mais críticos – tudo isso sem arriscar a estabilidade e a segurança.

“Conectando o Red Hat Enterprise Linux ao Red Hat Ansible Automation Platform, as organizações podem gerenciar sua infraestrutura de maneira simplificada em distintos ambientes, do datacenter à edge, a partir de uma plataforma de automação de TI única e consistente”, explicou Braga. 

A plataforma de automação da Red Hat, reconhecida como líder pela Forrester Research no ano passado, ajuda as empresas a acelerar, orquestrar e inovar com automação.  “Hoje em dia, para que organizações deem continuidade em suas jornadas digitais com a Inteligência Artificial, a automação se apresenta como um grande aliado. Utilizando o Ansible Automation Platform, clientes não só podem estabelecer uma nova cultura operacional, criando previsibilidade e autonomia em seus processos, como também dispõem de um acesso aos maiores hyperscalers do mercado, o que garante acesso a serviços de ponta feitos sob medida”, explica Rodrigo Canhissare, gerente comercial de soluções para a Red Hat Brasil.

Avançando com a IA

Apostando na poderosa combinação de sua plataforma de automação com a inteligência artificial, a Red Hat oferece o Ansible Lightspeed, um novo serviço de IA generativa para automação Ansible. A solução, que conta com o IBM Watsonx Code Assistant, ajuda organizações a simplificar a adoção da automação por toda a empresa. 

“Ansible Lightspeed é um serviço de IA generativa que auxilia os desenvolvedores, arquitetos e operadores de infraestrutura a criar automações com mais eficiência. Ele entende um texto em linguagem natural e gera recomendações de código de automação de tarefas e processos seguindo as melhores práticas, sem precisar ser um especialista no tema. Desta forma, complementa o ciclo de padronização, desenvolvimento e gestão de aplicações inteligentes e automação de ativos de TI de maneira simples e efetiva, tornando os negócios prontos para o futuro”, afirmou Gabriel Braga.

Automação de segurança

Recentemente, a Red Hat lançou o Policy As Code, a jornada de Open Policy Agent. “Mais do que uma política de implementação de práticas de DevSecOps ou mera adequação às normas de ciberproteção, a exemplo da LGPD, trata-se de uma maneira de simplificar processos e automatizar a tomada de decisões nos campos onde nem sempre entram os dados, como o setor de RH, governança e nos espaços de direção”, explicou Braga.

 Utilizando o código como uma ferramenta para unificar diferentes áreas e quebrar barreiras linguísticas, culturais e sociais entre pessoas e departamentos, o Open Policy Agent pretende automatizar toda a estrutura do mercado. “Embora não seja uma disciplina nova, o Policy As Code reitera a necessidade de aglutinar protocolos, licenças e políticas comerciais e regulatórias para poupar organizações da papelada e da burocracia. A partir do uso de um código aberto e universal, empresas de todo mundo podem facilitar sua entrada no mercado (time-to-market) e pensar em soluções mais inovadoras para clientes e empresas no fim da linha”, completou.

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