A rede é essencial para garantir a segurança da informação corporativa, seja na infraestrutura local, na longa distância ou nos datacenters, sustenta o gerente de engenharia da HPE Aruba Networking, Flávio Póvoa. Ele lembra que, desde 2020, as redes vêm passando por uma grande transformação, acentuada nos últimos dois anos pela Inteligência Artificial Generativa.
“A complexidade da rede só aumentou nesses últimos anos. Dispositivos distintos se conectam à rede, sejam os dos usuários, sejam os dispositivos de Internet das Coisas. É uma variedade tão grande que exige uma atenção total do gestor de rede. E a abordagem tradicional, manual, não escala mais. A Inteligência Artificial tem de ser usada”, observa Póvoa.
Mais do que nunca, destaca o gerente de Engenharia da HPE Aruba Networking, os gestores de rede e a TI precisam identificar quem está entrando na rede; identificar as mudanças de comportamento; definir políticas de acesso à rede – cada usuário tem de acessar apenas o que pode acessar, para que se tenha a segurança no ambiente corporativo.
“A verdade é que os usuários estão cada vez mais se conectando de diferentes locais – cafés, redes sem fio, de casa etc. -, e são locais não controlados pela TI. Aqui surge o SASE (Secure Access Service Edge) para resolver essa equação de acessos múltiplos. O SASE define que os usuários são móveis e as aplicações também. Mas exige a definição de políticas de segurança para o ambiente local e para a nuvem. O SASE permite inspecionar o tráfego do usuário para dar acesso seguro às aplicações”, explica Póvoa.
A transformação da rede também viabilizou uma maior conscientização do gestor de TI para reforçar os controles em todos os ambientes e nas redes, sejam elas sem fio ou cabeadas. E aqui, assinala Póvoa, desponta a microsegmentação.
“É aplicada nas redes cabeadas, nas redes sem fio e nos data centers. No data center, a microsegmentação é fundamental para impedir que um intruso contamine todas as máquinas. A microsegmentação permite isolar máquina virtual, workloads e servidor para evitar o comprometimento de todo o ambiente”, adianta. Assista a entrevista completa com o gerente de Engenharia da HPE Aruba Networking, Flávio Póvoa.