Ricoh foi às compras no Brasil e mira mais empresas por serviços digitais de TI
Empresa comprou a Go2NeXt atenta ao diferencial de uma mão de obra qualificada na oferta de serviços gerenciados. “O Brasil ainda tem muito por automatizar processos”, diz a diretora da Ricoh, Andrea Klevenhausen.

A Ricoh Latam, divisão latino-americana da japonesa Ricoh, foi às compras e quer mais no mercado brasileiro para dobrar de tamanho nos próximos quatro anos, afirma a diretora geral da Ricoh Brasil, Andrea Klevenhausen. A companhia adquiriu a Go2neXt, especialista em serviços gerenciados. Os valores aportados não foram revelados.
Em entrevista ao Convergência Digital, Andrea Klevenhausen e Paulo Pichini, diretor executivo da Go2neXt, informaram que as duas empresas vão atuar com marcas independentes, mas de forma muito próxima. A aquisição da Go2NeXt, explica a executiva, tem muito a ver com mão de obra especializada e qualificada para implantação, gerenciamento e manutenção de serviços.
“O DNA da Go2Next é rede, conectividade, são os ambientes de colaboração. Nós oferecemos serviços voltados à inovação digital, o chamado ‘digital workplace’. Nós vamos ganhar a capilaridade da Ricoh e todos os seus modelos para venda de hardware, software como serviço”, explica Pichini.
A diretora geral da Ricoh Brasil, Andrea Klevenhausen, diz que a Ricoh se orgulha de ser reconhecida no mundo da impressão, mas observa que nos últimos anos investiu em software, investiu em áudio, entrou em outros mercados.
“Há quem mate a impressão todo ano, mas ela segue viva e seguirá. Agora com uma nova estratégia de serviços digitais. De imprimir o que tem de ser imprimido. As contas medianas no Brasil ainda têm muito para ser conquistada na parte de automatização de processos. Esse é o nosso alvo maior com as compras e para essa nova Ricoh”, sinaliza a executiva.
Os percalços de negócio na América Latina e no Brasil, com as instabilidades políticas e econômicas, são uma realidade. “Temos de agir diariamente porque como provedores de serviços só encantamos os clientes se entregarmos o que prometemos na data certa. Temos uma luta diária, mas, agora, também teremos uma presença nacional”, completou Pichini.