Rio Grande do Sul, Goiás, Minas, Bahia e Paraná lideram em serviços públicos digitais
Os estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraná lideram a nova edição do “Índice Abep-Tic de oferta de serviços públicos digitais dos governos estaduais e distrital”, divulgada nesta semana pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação. Os cinco estados em destaque fazem parte das 17 unidades federativas já integradas ao GOV.BR, plataforma de relacionamento do governo brasileiro com o cidadão. O índice foi criado pela Abep-Tic com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e visa o aprofundamento da transformação digital em todo o país.
Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Grande do Sul foi classificado como líder do índice, o estado teve uma pontuação total de 142,50, obtida por meio da mensuração dos 35 critérios considerados na avaliação da edição 2022 do Índice. Na segunda posição ficou Goiás com 140,25 pontos e, na terceira, Minas Gerais, com 126,25. A quarta posição é dividida entre os estados da Bahia e Paraná, que computaram 124,75 pontos cada. Além disso, o estado do Rio de Janeiro recebeu o prêmio de maior variação nominal.
“É um grande desafio liderar ações para a transformação digital e muito importante reconhecer o talento das pessoas que empreenderam nos estados”, ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz, que participou da cerimônia de premiação. “Essa iniciativa e a parceria com todos esses entes são bastante relevantes para realinhar esforços, verificar quais pontos precisam ser melhorados e seguir avançando ainda mais”, completou.
De acordo com o presidente do conselho da Abep-Tic e coordenador do estudo, Lutiano Silva, o índice é uma referência para os estados e um instrumento para direcionamento. “Temos ouvido sobre a importância desse Índice para criar uma esteira e jornada de transformação digital, pois, muitas vezes, o estado não sabe por onde começar e o índice é o grande norte neste processo”, acrescenta.
Atualmente, 16 estados e o Distrito Federal estão integrados ao GOV.BR, oferecendo ao cidadão acesso aos serviços da unidade federativa com login e senha únicos da plataforma para se identificar. É o caso do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que o cidadão pode utilizar, se o estado já tiver disponibilizado o serviço on-line para a população.
Já a rede formada pelo GOV.BR tem adesão de 24 das 27 unidades federativas do país, que podem utilizar, sem custos, soluções tecnológicas desenvolvidas pelo governo, além de trocar conhecimento sobre tecnologia e estratégias na digitalização de serviços públicos, acelerando a transformação digital da região.
* Com informaçòes do ME e da Abep-TIC