Mercado

RNP abre espaço para novos fornecedores de TICs

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, abriu uma chamada pública para ampliar o banco de fornecedores qualificados em tecnologia. O foco são as startups especializadas, ou seja, organizações relativamente jovens, com grande potencial de inovação e não necessariamente com um modelo de negócios completamente estabelecido.

Segundo a RNP, a chamada pública tem o objetivo de “qualificar, visando futura contratação, startups e empresas de pequeno, médio e grande porte, para fins de prestação de serviços especializados, com foco em tecnologias, processos ou métodos inovadores”. 

Como “fornecedores qualificados” são empresas previamente selecionadas para prestação dos serviços objeto da qualificação, que já possuem contratos celebrados com a RNP”, a expectativa é que com esse cadastro haverá “maior rapidez nos ritos administrativos relacionados a contratação, viabilizando o início do atendimento praticamente de forma imediata”. 

Cada proponente deverá apontar para quais áreas temáticas possui expertises necessárias para prestação de serviços, dentre a seguinte relação expressa no Termo de Referência publicado pela RNP: interoperabilidade, arquitetura de software, DevSecOps, computação em nuvem, blockchain, ciência de dados, business intelligence e data warehouse, engenharia de dados, bancos de dados, internet das coisas, segurança da informação para aplicações web, qualidade de software, desenvolvimento de software (cloud native), deenvolvimento de software (tradicional), mobile, automação de processos, experiência do usuário, metodologias e abordagens, agilidade, ferramentas, computação de alto desempenho. 

Não apenas startups estão contempladas na chamada para o processo de qualificação. A organização dividiu o documento em dois grupos: um de startups e pequenas empresas; outro de médias e grandes empresas. Cada um dos blocos atenderá solicitações diferentes.

Uma vez aprovadas no processo de qualificação, elas passarão a fazer parte de um cadastro e poderão desenvolver diversas soluções em TIC em conjunto com a RNP.  “Dentre as inúmeras intenções, estamos buscando nos aproximar e aquecer o ecossistema de startups, visando cocriar soluções inovadoras e de altíssima qualidade, focadas na entrega de valor aos clientes da RNP. Acreditamos que esta jornada poderá se tornar um grande celeiro de oportunidades para ambas as partes”, ressalta Marcello de Jesus, diretor-adjunto da Unidade de Serviços Digitais Especializados da RNP.


* Com informaçõe da RNP

Botão Voltar ao topo