Mercado

SAP e Oracle não decolam nas médias empresas. TOTVS não avança nas grandes

Os mercados de sistemas de gestão (ERP) e de inteligência analítica, resultado da soma de BI com Business Analytics, são dominados no Brasil pelos fabricantes TOTVS, SAP, Oracle, Microsoft e IBM, com a Clik aparecendo, e bem, com 9% do mercado. No mercado de ERP, a TOTVS e os seus sabores (Datasul, Microsiga e RM) é líder com 35% nas médias empresas. A SAP aparece com 31% e a Oracle, que teve queda em 2017, aparece com 15%.

Nas grandes empresas, esse jogo vira. A SAP domina as grandes empresas com 50%. “A SAP tem mais market share no Brasil do que no seu país de origem, a Alemanha”, observa o professor Fernando Meirelles, responsável pela 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas da FGV/São Paulo, divulgada nesta quinta-feira, 19/04.

Nas empresas com mais de 700 teclados, a TOTVS fica com 20%, ainda à frente da Oracle, que responde por 16%. A Oracle, aliás, caiu nas médias empresas onde aparece com 9% e nas grandes onde ficou com 18%. “A Oracle tem tomado posições que o mercado não está gostando. Ela compra todo mundo e não integra os produtos”, observa o professor Fernando Meirelles.

Na parte de Inteligência Analítica, que reúne Business Intelligence e Business Analytics, a SAP aparece à frente da Oracle, com 26% contra 19%. A TOTVS aparece com 16%. O Dynamics da Microsoft desponta com 13% à frente da IBM, com 10%. A novidade é a participação da Qlik nesse cenário. A empresa aparece com 9%.

“Essa empresa apareceu muito bem no último ano com os seus produtos”, salienta Meirelles. Em IA, a TOTVS nas grandes empresas patina com 7%. Nas pequenas e médias empresas, a empresa nacional fica com 25% e 16%, respectivamente. “A TOTVS tem um papel muito relevante. Em outros países não há a presença de empresas nacionais nesse ranking”, completa o professor da FGV.


Botão Voltar ao topo