SAS incrementa atuação no setor financeiro com compra da Kamakura
Em tempos de inflação e recessão no mundo, aquisição reforça a linha de soluções para a gestão de riscos.
Com objetivo de aumentar a cobertura do portfólio de soluções de risco, o SAS adquiriu a Kamakura Corporation, de Honolulu (EUA), empresa de capital privado que oferece softwares especializado, dados e consultoria que ajudam organizações financeira a gerenciar diversos riscos financeiros.
Segundo a companhia divulgou, a decisão de investimento do SAS reflete o otimismo pós-pandêmico ainda ofuscado pela guerra, rupturas implacáveis nas cadeias de suprimentos e o fim de diversos programas de segurança financeira e social que nasceram com a pandemia. Com a aquisição da Kamakura, o SAS incrementa soluções de risco integradas, especialmente, na gestão de ativos e passivos (ALM).
A companhia de analytics explicou que aumento da inflação e a recessão surgiram “como nuvens carregadas no horizonte financeiro, sinalizando possíveis turbulências à frente — um momento para que empresas financeiras (grandes e pequenas) examinarem com cuidado os riscos de liquidez e outros riscos em seus portfólios”.
Em nota, o CEO do SAS, Jim Goodnight, ressaltou que a aquisição é uma extensão de enormes investimentos já realizados na plataforma de gestão de risco baseada em nuvem do SAS e em soluções integradas. O cofundador disse, ainda, que a compra sinaliza a intenção do SAS em antecipar soluções de risco que irão mudar o mercado para solucionar os principais e mais urgentes desafios que nossos clientes financeiros enfrentam.
Do lado da Kamakura, o CEO e chairman, Don van Deventer, que fundou a empresa em 1990, disse que o SAS foi escolhido “justamente por se alinhar com sua cultura direcionada por dados e pesquisa e pela excelência mútua em modelagem e analytics”. Ele afirmou que o SAS e a Kamakura compartilham a mesma filosofia, que gerencia, com sucesso, risco financeiro, enquanto otimiza retornos e atende às exigências regulatórias, entrega pesquisas líderes da indústria, análises sólidas, aplicações totalmente integradas, execução impecável e resultados quantificáveis.