
A Secretaria da Fazenda do estado do Ceará (Sefaz-CE) implantou sua nova plataforma de Big Data, que funciona há mais de três anos e é responsável por processar mais de 2 bilhões de registros por dia, impulsionando a arrecadação do Estado. O novo sistema foi feito em parceria com a Etice – Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará.
Em 2019, a Sefaz já acumulava 200 terabytes de informações. Atualmente, esse volume ultrapassa 300 terabytes, o que exigiu uma infraestrutura mais robusta e adaptável. Com a viabilização do serviço de nuvem AWS pela Etice e o desenvolvimento técnico da plataforma pela Sefaz, em parceria com a consultoria EloGroup, a instituição consolidou uma das maiores plataformas de inteligência tributária do setor público brasileiro.
O maior impacto da nova tecnologia está na área de fiscalização. Antes, o processamento da malha fiscal — ferramenta que identifica inconsistências nas declarações dos contribuintes — levava até três meses para ser concluído. Com a nova estrutura, os resultados passaram a ser atualizados diariamente, permitindo ações rápidas e eficazes.
Além disso, a plataforma atende diretamente cerca de 100 servidores da Sefaz e, indiretamente, os mais de 50 mil contribuintes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Ceará. Com a nova tecnologia, a Secretaria também passou a contar com bases de dados organizadas e acessíveis para análises avançadas e aplicações de inteligência artificial, ampliando o potencial de geração de receitas e combate à sonegação.
A implementação da plataforma Sophia, como foi batizada a solução da Sefaz, foi conduzida pela equipe técnica da Secretaria, com destaque para o trabalho coordenado por Luciano Tecchio Dias, orientador da Cegid – Célula de Governança e Inteligência de Dados da Sefaz-CE. “Hoje, conseguimos entregar informações qualificadas em tempo hábil, o que antes não era possível. Essa mudança impacta diretamente a eficiência da fiscalização e o aumento da arrecadação”, destaca.
Para o presidente da Etice, Francisco Barbosa, a iniciativa reflete o papel estratégico da empresa no processo de transformação digital do governo estadual. “Por meio do fornecimento da infraestrutura de nuvem e do suporte técnico necessário, a Etice viabilizou a construção de uma plataforma inovadora, que está fortalecendo a gestão pública e trazendo benefícios concretos para toda a sociedade cearense”, afirmou.
A plataforma Sophia continua em expansão. Novos módulos analíticos estão sendo desenvolvidos, e o uso de inteligência artificial deve ganhar ainda mais destaque nos próximos anos, consolidando o Ceará como referência nacional em gestão fiscal orientada por dados.